terça-feira, 27 de maio de 2014

IAB Comemora 53 Anos de Fundação

Bem como você já viu como foram as comemorações dos 53 anos de fundação do IAB em nosso site -  (se não viu, segue o link)  http://arqueologia-iab.com.br/news/view/50 - que tal saber um pouco das impressões que nossos colaboradores tiveram sobre o evento? 
Talvez você goste... leia aqui

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Pesquisas Arqueológicas no Sítio do Caju, o Livro!

Lançado dia 19 de maio de 2014 o Livro “Pesquisas Arqueológicas no Sítio do Caju” de autoria de Ondemar Dias & Jandira Neto durante a 8ª Bienal do Livro, que acontece de 16 a 25 de maio, em Campos dos Goytacazes – RJ, cujos autores foram representados pelo Professor Gênesis P. Torres. O evento contou com participação de personalidades da Literatura local, regional e nacional sendo doados, na ocasião, exemplares às Instituições Culturais da cidade e as secretarias que compõem a administração.
O Sitio Arqueológico do Caju, foi registrado no IPHAN pelas equipes do IAB sob a sigla RJ-MP-8 e se encontra na cidade de Campos dos Goytacazes no Estado do Rio de Janeiro.

Neste sítio foram encontradas Urnas em quantidade significativa, bem como descobertos restos humanos e cacos de material cerâmico em bom estado de conservação, material suficiente para caracterizar um cemitério, como é muito bem detalhado no livro.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

IAB Participa da 12ª Semana de Museus de Belford Roxo


O Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) participou da 12º Semana de Museus com a Exposição “Atividades de Divulgação e Estudos de Patrimônio Imaterial do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro”. O evento intitulado 2º Seminário de Cultura dos Museus aconteceu no último dia 15 de maio, na Casa de Cultura de Belford Roxo e foi coordenado por Maria Izabel Vitorino (Izabel de Oyá), representante do Ponto de Cultura Beleza Negra. Além da Exposição do IAB, o evento contou com a apresentação de palestras e grupo de capoeira, oficinas, a Exposição das Escola de Samba “Inocentes de Belford Roxo” e do Afoxé Raízes Africanas.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Sem Perder o Ritmo - Aulas para a III Turma!


E no mesmo fim de semana que houve o Turismo Arqueológico como última da aula de Educação Patrimonial para a II Turma do Curso de Pós-graduação, a Doutora em Evolução Humana, Sheila Mendonça ministrava para os alunos da III Turma do mesmo curso, aulas nas quais tratou de noções de ... leia mais

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Última Aula para a II Turma do Curso de Pós-graduação em Arqueologia!

E na última aula para a II Turma do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor ministrado nas dependências do IAB, a disciplina foi Educação Patrimonial. Orientados pela Professora Jandira Neto com o os fortes respaldos do Professor Ondemar Dias e o Prof. Gênesis Torres (ambos profundos conhecedores da história da Baixada Fluminense), os alunos foram... leia mais 

terça-feira, 13 de maio de 2014

domingo, 11 de maio de 2014

quinta-feira, 8 de maio de 2014

IAB - 53 Anos de Descobertas


“Em nome do Instituto de Arqueologia Brasileira agradeço a presença de todos.
Hoje nós comemoramos 53 anos de atividades ininterruptas e espero que demore ainda muitos anos, ininterruptas... E dizer, nessa ocasião, que nós sempre dedicamos esse dia a algum aspecto da pesquisa arqueológica do Brasil...e...esse ano nós demos ênfase à inaugurações de novas instalações ou remodelação de instalações, e também à tradição oriunda do continente africano(...) sobretudo à tradição afro-brasileira na região da Baixada Fluminense. É focalizada nessa área das imensas contribuições que vieram para o nosso país de uma maneira forçada; a maior migração forçada da História, né?” (...)
Pequeno trecho do discurso informal do nosso Presidente e Mestre, Professor Ondemar Dias na abertura das festividades de comemorações de fundação do Instituto de Arqueologia Brasileira - IAB no dia 29 de abril de 2014.
Mas essa é uma longa história. Contaremos completa, em breve aqui mesmo em nosso blog e em nosso site http://arqueologia-iab.com.br/  , para todos vocês. Aguardem. Abraços.