sábado, 21 de julho de 2012

ENCONTRO DE JONGO NO RIO DE JANEIRO

CONVITE DIA ESTADUAL DO JONGO

Dia do Jongo será comemorado no Capanema

O primeiro aniversário da instituição do Dia Estadual do Jongo será comemorado no sábado, 28 de julho, a partir das 14 horas, no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro.

O evento terá como convidadas especiais as comunidades jongueiras da região sudeste, cujas lideranças dissertarão sobre as conquistas que vêm sendo obtidas com acrescente valorização dessa manifestação cultural. Como não poderia deixar de ser, a animação ficará por conta de muitas rodas de Jongo que se formarão ao longo da festa.

Registrado pelo Iphan, em dezembro de 2005, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o Jongo da Região Sudeste é também conhecido como Tambu, Tambor e Caxambu.  Herança cultural dos grupos Bantos da África Meridional, o Jongo é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, canto e dança coletiva e está presente em todos os estados do Sudeste brasileiro por ter sido praticada por escravos nas fazendas de café, entre os séculos XVI e XIX.

As comemorações do Dia Estadual do Jongo são, este ano, fruto de parceria entre o MinC, Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, Iphan, Alerj, Fundação Palmares, IAB - Instituto de Arqueologia Brasileira e as prefeituras das comunidades envolvidas.

 

Convite Dia Estadual do Jongo 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário