BEM VINDO AO MUNDO DA ARQUEOLOGIA

Ação Sociocultural no IAB - Dia da Consciência Negra



Eram 08h: 00min da manhã do dia 20 de novembro e todos os voluntários funcionários ou não já estavam em seus postos para a realização das ações socioculturais propostas pelo IAB, em parceria com o Lions Club de Nilópolis.
Aos poucos eles iam chegando para serem atendidos para os serviços de medição de pressão arterial e de glicose, doses de suco à base de folhas e frutas, os cortes de cabelos e sobrancelhas, a escovação dos dentes e aplicação de flúor e o pula-pula para a criançada.
Culturalmente foram oferecidas palestras sobre o mosquito da dengue e sobre anemia falciforme, um filme sobre religião de matriz africana Hùndàngbènã  - O Ninho da Serpente de Mazé Mixo, e uma exposição sobre a cultura africana e o quanto herdamos de hábitos, costumes, das crenças e muito da alegria do povo africano.
Com cerca de 300 atendimentos pudemos perceber o absoluto interesse dos participantes pelo aspecto social do evento, até mesmo em detrimento do aspecto cultural já que esse vimos suprindo ao longo dos anos.
Agradecemos a todos que voluntariamente contribuíram para a realização de mais esta empreitada, abrindo mão de parte do seu feriado; em especial Lusinete Knupp que idealizou, buscou parcerias e distribuiu o suco verde; Laís Knupp que atendeu medindo a pressão arterial; Helena e Lucilene que se dedicaram a corte de cabelos, Ana Paula que cortou cabelos e fez design em sobrancelhas, Míriam que coordenou a organização destes serviços e Polyana que documentou fotograficamente o evento. Agradecemos também à Dario & Porto -  Serviços Financeiros pela doação dos kits para a medição de glicose.



**********************************************************

E floresce a 9ª Primavera dos Museus também no IAB!


A 9ª edição da Primavera dos Museus, ação do Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM que ocorreu entre os dias 21 e 27 de setembro 2015 em todo o Brasil, na qual estiveram envolvidas mais de 800 instituições, contou este ano com a participação do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, o qual promoveu em seus espaços: oficinas, palestras, exposições e mostras de vídeos para os mais de 400 visitantes.
Durante os quatro dias em que foram desenvolvidas as atividades, recebemos alunos da rede pública da Creche Municipal Casa da Criança, do CIEP Edival Gueiros Vidal, alunos do curso de História da Baixada que é oferecido pelo SESC- São João de Meriti, um grupo de jovens do Programa “Jovens Agentes do Patrimônio” do Museu Vivo de São Bento localizado em Duque de Caxias-RJ e moradores da comunidade.
Na quinta-feira, 24, a reportagem da NBR (a TV do Governo Federal) registrou o evento no IAB, entrevistando a coordenadora geral das ações Jandira Neto e alunos do CIEP veiculando, respectivamente em seu telejornal das 19h30min e na “Voz do Brasil” às 19h22min, ambos do dia 25.
Com o tema “Memórias Indígenas” proposto pelo IBRAM e com a pureza e o entusiasmo típicos dos pequenos e a vitalidade e criatividade dos pré-adolescentes e adolescentes, eles participaram da educação patrimonial começando pela oficina de pintura indígena na qual foram caracterizados com as pinturas próprias daquele povo, entrando quase que imediatamente no clima da proposta: trazer para o presente as memórias dos nossos antepassados cujas heranças desfrutamos no cotidiano, sendo a pintura do rosto apenas uma entre tantas.
Conduzidos pelos monitores era hora de conhecer um dos mais essenciais instrumentos de ordem social das tribos: a maraca ou maracá e suas funções. Entre as inúmeras utilidades da maraca eles puderam vivenciar dois importantes momentos dentro dos rituais indígenas: os de oração e os de dança. Um pequeno treinamento e... vamos orar e dançar como índio! Pronto!
Alegres e cheios de energia era hora de contar pra eles sobre como os índios viveram no passado e como até hoje vivem algumas tribos no Xingu. Assim eram conduzidos para a exposição “Índios de Ontem e de Hoje”.  Começando pela tradição sambaquieira até a tupi e seus hábitos em diversas esferas. Foi demonstrada por meio da estratigrafia e de painéis uma visão geral do que incorporamos como herança, seja nos hábitos, (como o de tomar banho todos os dias, por exemplo), na alimentação ou na língua, já que também utilizamos uma enorme gama de palavras derivadas destes povos.
Puderam ver na “cozinha e no quarto” do índio como é hoje; do que eles se alimentam, quais instrumentos utilizam para conseguir os alimentos, onde e como ainda dormem.
Na parte da exposição que tratava da produção de cestarias e demais utensílios e ferramentas para utilização no dia-a-dia deles, havia fotos de índios em seus habitats, caçando, na praia ou simplesmente sorrindo enfeitados com colares, cocares e brincos. Mas eis que de repente alguém gritava: “Olha lá o índio nu!” Era hora de explicar o mais interessante. Será que eles estavam mesmo nus ou aquilo que nós herdamos como enfeites era para eles o maior indício de proteção do corpo como as nossas roupas o são para nós?  E as revelações surpreendiam a todos!
Mas não terminava por aí...
Em seguida eram levados e/ou convidados a irem até a sala de vídeos onde assistiam o foto- filme “A Criança da Floresta”.
Com uma linguagem simples e imagens reais eles podiam compreender melhor os costumes adotados pelos pequenos da floresta, suas brincadeiras, seus interesses enfim, sua cultura de profundo respeito uns pelos outros e pela natureza.
O intenso consumo do milho pelas tribos nos inspirou a oferecer, na saída, pipoca para todos juntamente com um adesivo de um índio para que a memória dos seus momentos-indígena permanecesse por um pouco mais de tempo naquelas jovens vidas abarrotadas de milhões de interesses.
E foi assim que, por quatro dias, se dedicou intensamente toda a equipe do IAB designada para mais este gratificante momento; o momento em que tivemos a oportunidade de começar a despertar em nossos pequenos de hoje valores que, com dedicação, sobreviverão em seus corações e eles os levarão para suas vidas: o conhecimento e a integração com o passado gerando estruturas de respeito para com os “diferentes” no futuro.
Agradecemos a todos os nossos colaboradores e demais voluntários que já fazem parte do Programa “Amigos do IAB” que se dedicaram antes (para a organização) e durante o evento, com responsabilidade e alegria para mais esta realização.


************************************************************

Pesquisa Arqueológica do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro desperta interesse de alunos do CEFET


Alunos do CEFET visitaram, na sexta-feira 05/09/2014, as instalações do IAB com o propósito de conhecer o instituto e obter informações para elaboração de suas monografias, tendo como tema central os sítios arqueológicos descobertos no município de Nova Iguaçu durante pesquisas realizadas pelo IAB, no decorrer da construção da Rodovia do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro de 2009 a 2014. Professor e alunos, surpresos com a estrutura da Instituição e seu extraordinário acervo já programam próxima visita com outros grupos.
Agradecemos a visita e aguardamos o retorno de todos. 


***************************************************************

Bem como você já viu como foram as comemorações dos 53 anos de fundação do IAB em nosso site -  (se não viu, segue o link)  http://arqueologia-iab.com.br/news/view/50 - que tal saber um pouco das impressões que nossos colaboradores tiveram sobre o evento? 
Talvez você goste...

Agradecemos imensamente a todos os nossos colaboradores que se imbuíram do espírito de união que cabe a uma equipe e dedicaram-se de “corpo e alma” às suas tarefas, tornando possível, com absoluta tranquilidade e leveza, a perfeita realização deste evento.

Perguntamos-lhes que impressões tiveram do evento. Veja o que eles disseram:  

Aldeci dos Santos: “Estou aqui há 10 anos e é sempre uma alegria ver mais pessoas a cada ano conhecerem o que é o IAB”
Adriano da Silva: “A festa foi melhor ainda esse ano! Minha impressão foi de muita colaboração entre as equipes. Todos funcionaram com muita harmonia”.
Rodrigo Rubens: “Foi uma ótima experiência colaborar na apresentação das oficinas para as crianças.”
Clemilson Silva: “Foi gratificante trabalhar com uma equipe tão unida!”
Bruno Lopes: “Foi bem legal! Ajudei nas oficinas e gostei muito de ver alegria das crianças!
Tatiane Sampaio: “A primeira vez que participo e o que mais me impressionou foi a união da equipe para receber as pessoas! Achei ótimo!”
Windson Santos: “Muito boa! Gostei de estar na recepção e no monitoramento das crianças!”
Marcondes Cavalcante: “A primeira vez que colaborei numa oficina. Gostei muito!”
Douglas Silva: “Trabalho aqui há muitos anos e é sempre uma alegria comemorar o aniversário do IAB! Achei muito bom!”
Leandro Vinícius: “Colaborei no deslocamento dos grupos entre as oficinas e gostei bastante!”
Marinaldo Azevedo “Fiz parte da equipe que distribuiu o lanche para as crianças e isso me trouxe muita alegria, mas como sou evangélico não gostei da apresentação do grupo de umbandistas, preferiria que fosse um culto!”
Marinuse Amaro: “Reorganizar a Reserva Técnica e principalmente selecionar o material do “Valongo” foi árduo, mas a recompensa, ah, essa, foi, sem dúvida, muito prazerosa!”
Cíntia Silva: “Foram, aproximadamente 600 convidados que nos prestigiaram através da troca plurilateral de saberes e experiências. Foi gratificante ver tantos “ingredientes” misturados na “panela cultural”, promovida pelo IAB!
Claudio Barbosa da Silva: “Acho sempre muito importante esse tipo de evento porque promove a interação do Instituto com a comunidade, o que resulta em reconhecimento do extraordinário patrimônio que temos em nosso bairro e como consequência, o carinho e o cuidado com a Instituição.”
Cristina Santos: Foi a primeira vez que participei de um aniversário do IAB. Colaborei em vários setores e o que percebi é que houve muito espírito de equipe em todos os setores. Curti muito toda a festa! Achei muito diferente e bem legal!
Carlos Alberto Ferreira: “Fiquei muito feliz de ter autonomia para expressar minha criatividade nos preparativos da festa! Também gostei de estar escalado para ajudar a registrar fotograficamente o evento!”.
Graziela Francisco: “Além de estar na coordenação da organização de todos os setores do laboratório, exposição dos “Jardins Suspensos do Valongo”, reserva técnica e criação de novas áreas no jardim (com minha a equipe fantástica!), dei minha contribuição, durante a festa, demonstrando a Exposição “IAB 53 anos de Descobertas”, então o que percebia, à medida que ia explicando, era o encantamento, a fascinação das pessoas com o que o IAB oferece em termos de conhecimentos. Foi muito gratificante ver o brilho no olhar e o interesse da grande maioria”.
William Cruz: “Trabalho no setor de Divulgação do IAB e gosto muito de lecionar também, então, apresentar a exposição: “A Evolução Genética e Cultural do Povo Brasileiro” e estar em contato com o público de todas as idades é muito estimulante para mim. Dá trabalho; Ufa! Isso dá!... Mas é muito entusiasmante ver todas aquelas pessoas chegando e recebendo com alegria tudo o que fizemos para elas.”
Letícia Sampaio: “Todos os funcionários colaboraram e se uniram em prol da festa e fizeram com que o evento acontecesse de fato, acho inclusive que a colaboração de todos foi a causa do real sucesso desta festa. Apesar de ter sido bem cansativo valeu muito a pena poder mostrar o IAB para as pessoas da comunidade e ainda poder comemorar com elas mais um ano desta instituição. Resumindo: foi gratificante e fiquei com a sensação de missão cumprida.”
Ricardo Mello: “Bem, sou arqueólogo então para mim, foi uma experiência muito interessante interagir com leigos e mostrar-lhes um pouco do universo da arqueologia; e a oficina que apresentei mostrava exatamente o passo-a passo de uma escavação, o que me proporcionou a perfeita oportunidade de compartilhar com outros um pouco do meu cotidiano.”
Sebastião Santos: “Sou morador de Santa Tereza há muitos anos e trabalho aqui, né? Apresentei uma oficina de artesanato na festa e como conheço bastante meu bairro acho que poderíamos, nos próximos eventos, tentar trazer ainda mais pessoas da comunidade porque apesar dos esforços do IAB em convidar, muitos ainda não fazem a mínima ideia de tudo de bom que existe aqui!”
Estela Almeida: “Em minha opinião, a festa já começa com os preparativos! Foi muito bom poder colaborar com tudo que foi necessário para que este evento fosse realizado Fiquei feliz em participar pela segunda vez do aniversário do IAB!”
Antonia Neto: “Pra começar eu já acho extraordinário o IAB apenas existir (e resistir) há 53 anos na periferia de uma das cidades mais carentes da Baixada Fluminense, sem qualquer aporte de nenhuma outra instituição, governamental ou não; fazer parte da sua equipe então e participar ativamente de momentos tão importantes da sua história é mais que sensacional! Foi linda sua festa! Parabéns IAB!”

A querida colaboradora Claudete Ferreira se expressou em particular:

“Entre as flores e arbustos que encontrei nos caminhos que percorri nos Jardins do IAB, vi belas exposições e descobertas que o tempo jamais apagará.
Vi pessoas dispostas a manter a instituição com muita garra e coragem de Leão! Em muitos aniversários em que foi possível estar presente muitas coisas ‘’novas’’ que me foram apresentadas; hoje é um conjunto de relíquias que nenhum dinheiro paga.
O novo se entrelaça com o antigo, juntos caminham como parceiros de longas datas.
O afago foi visível dos funcionários em receber cada um dos convidados adultos e criançada que animados estavam em participar do aniversário e apagar as velinhas com maior entusiasmo.
            Observei um IAB que se renova a cada ano, cheio de boas novas e as adversidades vão sendo superadas, encaradas com esperança no coração.
Encanta–me, ver o trabalho de toda equipe juntar passado presente para preservar o futuro... Conseguir espaço para pedaços de cacos ou inteiros de artefatos que são guardados com tanto zelo e cuidado. Ah! Sem esquecer os belos jardins que enche nossos olhos de beleza; exalam os perfumes das flores de todas as cores que se misturam formando um arco íris imaginário de cores da natureza. Sim, tão belo lugar que acabei de deixar, querendo estar novamente presente no próximo ano para comemorar com as algazarras das crianças e os perfumes das flores com roteiro de surpresas agradáveis simbolizando nossa leal amizade!
Parabéns IAB!  Continue perpetuando saberes.”

ABERTO EDITAL PARA CADASTRAMENTO DE ARQUEÓLOGOS E ARQUEÓLOGAS


INSTITUTO DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA
COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS
Estrada do Sarapuí, 3199 – Anexo 7, Vila Santa Tereza.
Belford Roxo, RJ, CEP 26193-575
Fone: (21) 3135 – 8117
EDITAL PARA CADASTRAMENTO DE ARQUEÓLOGOS
Edital de Cadastramento de Arqueólogo
Com o objetivo de ampliar seu quadro de profissionais em Arqueologia para 2014, o Instituto de Arqueologia Brasileira vem tornar público que está recebendo inscrições nas modalidades:
1. Arqueólogo Sênior (com portaria do Iphan em seu nome)
 2. Arqueólogo Pleno (Coordenador de Campo já aprovado pelo Iphan).
Edital válido para todos os profissionais com experiência comprovada e com capacitação acadêmica, de acordo com os itens abaixo.
1.      Das vagas e preenchimento:
            Este processo de seleção não visa de imediato o preenchimento de vagas e nem há limites de inscrições.
2.      Das datas e prazos
A ficha de inscrição e entrega da documentação será a partir do dia 30 de agosto até o dia 30 de Novembro podendo o inscrito que preferir enviar a documentação pelos correios fazê-lo com postagem até o dia 30 de novembro de 2013.
3.      Da Inscrição
Documentação exigida para o Cadastro:
Dados pessoais:
·      Ficha de Inscrição, impressa, preenchida e assinada;
·      Cópia da Identidade;
·      Cópia do CPF;
·      Uma foto 3x4;
·      Cópia do Titulo de Eleitor;
·      Passaporte (estrangeiros)
Dados Profissionais:
·      Graduado em arqueologia - Cópia autenticada do Diploma da Graduação
·      Graduado há mais de cinco anos em área afim (história, antropologia, geografia, ciências sociais) - Cópia autenticada do Diploma de Graduação + certificado de Pós-graduação em Arqueologia (Lato Sensu, Especialização ou Stricto Sensu, Mestrado ou Doutorado);
·      Cópias do curriculum vitae (preferencialmente elaborado em acordo com o modelo da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br);
·      Se já obteve portaria em seu nome - Cópias de Portarias designativas de  projetos aprovados pelo IPHAN e publicadas no DOU;
·      Referências - Comprovação profissional a partir de declaração do arqueólogo coordenador do projeto ou de carteira assinada por Instituição Científica reconhecida junto ao IPHAN;
·      Arqueólogos estrangeiros terão que apresentar o Diploma de Arqueólogo devidamente co-validado por uma universidade brasileira com curso de graduação.
Observações sobre a inscrição:
O envio da inscrição por correio deverá ser feito obrigatoriamente por Sedex, para que seja possível rastrear a correspondência e evitar extravios (sugere-se utilizar o serviço de Aviso de Recebimento disponível nos correios).
A documentação deverá ser entregue no seguinte local:
Estrada Sarapuí, 3199 – Anexo 7, - Vila Santa Tereza
Belford Roxo- RJ - CEP 26193-575.
Por e-mail: departamentodepesquisa@arqueologia-iab.com.br
Resultado
Logo que a documentação seja aprovada o Instituto de Arqueologia Brasileira comunicará via e-mail a inclusão do candidato no cadastro do IAB, que a partir daí aguardará a oportunidade para contratação.
Informações adicionais
            Havendo possibilidade de contratação imediata, o IAB comunicará ao arqueólogo e, havendo interesse, formalizará as condições contratuais. Tanto o IAB quanto o arqueólogo incluído no cadastro, reservam-se o direito da ética profissional.  
           
Belford Roxo, 30 de agosto de 2013.
Gerência de Programas de Arqueologia - Planejamento e Projetos


*******************************************************************************

INSTITUTO DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA (IAB) 
Local: Estrada Sarapui, 3199 – Anexo 07,
 Vila Santa Tereza - Belford Roxo, RJ, CEP 26193-575
Fone: (21) 3135 – 8117 - www.arqueologia-iab.com.br 
 departamentodepesquisa@arqueologia-iab.com.br


FICHA DE INSCRIÇÃO



DADOS PESSOAIS

Nome:­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________________________________________

Nacionalidade: ________________ Estado: _________ Naturalidade: __________________

Data de Nascimento: ____/______/______ Tel.: Fixo: _____________ Móvel:_____________

Endereço:__________________________________________Bairro:______________________

Cidade: _____________________ Estado: ______________ CEP: ______________________

Identidade: ______________________ O. Exp. _________________ CPF: ________________

e-mail: ________________________________________________________________________

FORMAÇÃO PROFISSIONAL (Juntar cópia dos documentos abaixo)

-Diploma da graduação devidamente registrado;
-Diploma de pós- graduado em Arqueologia (Latu Sensu ou Stricto Sensu);
-Cópias do curriculum vitae (preferencialmente elaborado de acordo com o modelo da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br);
-Cópias de Portarias designativas em projetos aprovados pelo IPHAN e publicadas no DOU em seu nome; 
-Documentos comprobatórios de cinco anos de experiência após graduado com atuação em arqueologia, (exceto para graduados em Arqueologia no Brasil)
-Carteira de Identidade;
-CPF;
-RG;
-Foto 3 x 4
-Telefone e e-mail para contato.
Belford Roxo _________/________/________ 
___________________________________________
Candidato


**********************************************

Centros Educacionais visitam Instituição de Pesquisas Arqueológicas 

Nos dias 15 e 18 de maio de 2012, o Instituto de Arqueologia Brasileira- IAB, recebeu a visita de grupos de estudantes do Centro Educacional Erli Pereira da silva (Belford Roxo- RJ) e também do Centro Educacional Santa Mônica (Duque de Caxias-Rj).
Durante a visitação tiveram a oportunidade de conhecer como funciona uma Instituição de Pesquisa e aprender conceitos básicos de arqueologia. Ficaram lisonjeados com as instalações dos laboratórios, com as áreas de guarda de acervo, com a reserva técnica e com a sala de restauro de material arqueológico.
Se conhecer uma instituição de pesquisa foi bom, participar de oficinas de arqueologia foi melhor ainda!
Os alunos, na prática, aprenderam como funciona o trabalho do arqueólogo, visitando um sítio arqueológico de verdade. Também pelo manuseio de artefatos arqueológicos em uma oficina didática, escavaram o mini sítio escola do IAB e praticaram a identificação de materiais coletados.
Na visita à exposição IAB 51 anos de descobertas, adquiriram conhecimento geral da Arqueologia Brasileira.

O trabalho de Educação Patrimonial realizado pelo IAB é feito com objetivo de sensibilizar pessoas a respeito de suas origens visando o fortalecimento da sua identidade.
No encerramento houve o compartilhamento e a entrega do material paradidático.

 Confira aqui nossos registros fotográficos das visitações.

Chegada dos alunos à sede do Instituto de Arqueologia Brasileira- IAB
Aquecimento Inespecífico
Aquecimento Inespecífico
Visita à reserva técnica
Educadora Patrimonial mostra sítio arqueológiconas dependências do IAB
Visita a sala de restauro do material arqueológico
 


Graziela Francisco, educadora patrimonial, explica a Oficina "Sítio Escola"
Oficina de cantos, danças e ritmos da floresta
 


Oficina de escambo cultural (encenação)
  

Oficina de "escavação do Mini Sítio"
Jandira Neto (arqueóloga) fazendo com os alunos a identificação 
de material coletado na Oficina do "Mini Sítio"
 
Alunos visitam a exposição IAB 51 Anos de Descobertas
 

Oficina Peneiras de Ciência, onde os alunos podem tocar no material arqueológico
Distribuição do material para-didático e do lanche
 

Alunos do Centro Educacional Erli Pereira da Silva
Alunos do Centro Educacional Santa Mônica

    
 Colunistas: Marlon Neves
Data: 29/05/2012
  ____________________________________________________




Escola Estadual Monsenhor João Mushh participa do
 “Bem Vindo ao Mundo da Arqueologia”
 
Nem mesmo a chuva atrapalhou o interesse e a vontade de aprender dos alunos da Escola Estadual Monsenhor João Mushh (localizada em Nova Iguaçu-RJ), que estiveram visitando a Sede do Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB, no dia 29/03/2012.
            Durante quase duas horas, os alunos participaram de atividades diversas, acompanhados por profissionais da área de arqueologia.
 Ao chegarem à sede do IAB, foram recepcionados e encaminhados aos laboratórios para um maior entendimento do funcionamento de uma instituição de arqueologia. Surpreenderam-se ao adentrar a nossa Reserva Técnica (local da guarda do material arqueológico de maior importância) e se depararem com peças de: cerâmica, louça, porcelana, vidro, entre outras, que revelam um pouco de nosso passado.
            Após o percurso em todas as instalações, visitaram a exposição “IAB 50 Anos de Descobertas”, e, a cada passo, seus olhos brilhavam mais. Também não poderia ser diferente, pois visualizaram peças como: um conjunto de urnas funerárias Tupi (encontradas no Sítio D.Laura em Belford Roxo-RJ), uma representação de enterramento em sambaqui e claro, a Acauã, uma múmia “mineira” de 3500 anos.
            Já impressionados em poder visualizar toda esta riqueza histórica, nem poderiam imaginar o que viria: o sonho de muitas pessoas quando vão a museus, poder tocar, sentir, cheirar, ou seja, entrar em contato real com o material arqueológico, tudo isto na Oficina “Peneiras de Ciência”.
            Para fechar com “chave de ouro”, os alunos receberam um kit com material para-didático (livreto sobre arqueologia, portifólio do IAB, caneta e lápis personalizados com a logo do IAB) e um delicioso lanche.
            Todo este “tour” foi registrado e você pode conferir estas fotos agora! Até a próxima!

Alunos chegam a Sede do IAB
Visitam a Reserva Técnica
Educador Patrimonial explica peças em exposição
Educador Patrimonial mostra laboratório de restauro
Alunos na exposição "IAB 50 Anos de Descobertas"

Visualizam urna símbolo do IAB
Participam da Oficina "Peneiras de Ciência"

Recebem o "Kit"
Todos reunidos para foto da turma

 Colunistas: Marlon Neves e William Cruz
Data: 03/04/2012
  ____________________________________________________

Escola Pré Fácil no programa Bem Vindo ao Mundo da Arqueologia


Na última sexta feira de outubro, dia 28, alunos e professores da escola Pré Fácil do bairro Parque São José em Belford Roxo acompanhados da diretora Sra. Irenilda, participaram do programa de Educação Patrimonial desenvolvido no IAB, denominado Bem vindo ao Mundo da Arqueologia. 

Esta atividade extra muros foi promovida pela escola como premiação de uma gincana escolar, onde o grupo vencedor ganhou um passeio cultural.
Segundo a diretora a escolha do IAB se deu por conta da proximidade da escola e pelo tema abordado no currículo escolar - Arqueologia e Pintura Rupestre.
Um total de 31 participantes entre alunos e professores realizaram as diversas atividades do programa, com destaque para oficinas de pintura rupestre, “escavação do mini sítio” e visita a  exposição  de arqueologia.
Ao final das atividades os alunos receberam material paradidático e lanche, muitos queriam continuar no local e recomeçar as atividades, o que para os profissionais envolvidos no trabalho foi gratificante. Esse gostinho de quero mais (cultura) ficará para as próximas visitas que com certeza aqueles farão futuramente.
A seguir o registro de alguns momentos do grupo no IAB. 


Aquecimento  Inespecífico

Educadora Patrimonial Sulamita Ricardo realizando o aquecimento inespecífico, visando mobilizar a energia dos pés à cabeça.  




 Aquecimento Específico

Agora com a energia já mobilizada, os alunos são apresentados ao tema através de cartazes. 




Oficina Sítio Escola 
Aqui os alunos aprenderam sobre o trabalho do arqueólogo e visualizaram materias  que podem ser encontrados em um sítio arqueológico.









Oficina Mini Sítio
   Após receberem introdução teórica ao tema, colocaram em prática a aprendizagem no processo de dramatização:

Oficina Mini Sítio
Oficina Mini Sítio





 
Oficina Mini Sítio
Oficina Mini Sítio






Educador patrimonial Antonio Souza conferindo os materiais "encontrados" pelos alunos na Oficina Mini Sítio
 Oficina de Pintura Rupestre

Nesta oficina os alunos tentaram  reproduzir as técnicas que nossos antepassados deixaram de pinturas em "pedras". 

Oficina de Pintura Rupestre
Oficina de Pintura Rupestre






Oficina de Pintura Rupestre
Oficina de Pintura Rupestre






 
Alunos visualizam as pinturas secando
 Exposição IAB 50 Anos de Descobertas


Anciosos, esperam para entrar na exposição
Alunos visualizam a múmia Acauã

Exposição IAB 50 Anos de Descobertas
Exposição IAB 50 Anos de Descobertas
  







Ao final os alunos recebram lanche e material para-didático
 
Lanche










Agradecemos a todos os alunos e professores que participaram desta Educação Patrimonial. Até breve! 

____________________________________________________

Programa de Educação Patrimonial 
Bem Vindo ao Mundo da Arqueologia







             Você já parou para pensar como eram os costumes e os modos de vida dos nossos antepassados? Já imaginou poder tocar em objetos deixados por eles? E conhecer uma múmia mineira mumificada naturalmente à 3.500 anos?  Pois é você pode!
              Agora você deve estar se perguntando onde encontrar tudo isso, não é mesmo? Pensando nisso o Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), com mais de 50 anos atuando nas áreas de pesquisa, ensino e divulgação da arqueologia brasileira, desenvolveu o programa de Educação Patimonial (Leia mais sobre), chamado Bem Vindo ao Mundo da Arqueologia (BVMA), onde os participantes são guiados dentro da sede por profissionais da área e participam de diversas oficinas interativas, tendo até mesmo contato direto com material arqueológico. Com este trabalho tão bem elaborado e desenvolvido, o IAB saiu até mesmo como programão da semana no RJTV (Veja aqui!).     
              Utilizando as técnicas do Psicodrama Pedagógico, é realizado com os participantes as seguintes atividades e oficinas:

Aquecimento Inespecífico

Essa ação tem por objetivo despertar a energia vital e da espontaneidade, fazendo com que esta energia percorra o corpo dos pés a cabeça. Na foto ao lado, os alunos repetem os moviemnetos que o Antônio Souza, educador patrimonial do IAB, inicia.

Aquecimento Específico
Este tem por meta incluir as pessoas na questão a ser proposta, apresentando assim o que é o trabalho de um arqueólogo, como e porque ele é feito. Na foto ao lado, a educadora patrimonial Sulamita Ricardo utiliza este método para que os alunos tenham um maior entendimento, esclarecendo suas dúvidas.

Oficina Sítio Escola


 
Essa oficina tem por finalidade simular uma escavação arqueológica, mostrando artefatos que geralmente são resgatados e cartazes com informações sobre os antepassados habitantes da região fluminense. Na foto acima, Antonio Souza, educador patrimonial do IAB, esclarece as dúvidas dos alunos.

Oficina Mini Sítio
Planejada para participantes com idade até 10 anos, onde os mesmos são orientados por monitores e executam o trabalho de escavação em um grande "canteiro" de areia, resgatando fragmentos arqueológicos e materiais recentes para serem identificados junto ao educador patrimonial. 

Oficina de Pintura Rupestre
Também para participantes com idade até 10 anos, porém podem participar públicos com idade superior, esta oficina consiste em deixar que cada pessoa tente reproduzir as técnicas que nossos antepassados deixaram de pinturas em "pedras", relatando o contexto atual do participante ou simplismente tentando reproduzir as réplicas de pinturas mostradas pelo educador patrimonial.


Oficina Escambo Cultural
Para um público com idade superior a 10 anos, esta oficina trata da miscigenação cultural ocorrida no Brasil, através da técnica de dramatização. Os participantes são divididos em grupos que representam as principais etnias formadoras da cultura brasileira, onde os mesmos podem usar a imaginação e com apoio de um educador patrimonial recriar a história do Brasil.  


Oficina Peneiras de Ciência
Esta oficina consiste em mostrar mateirais arqueológicos, com um diferencial: os participantes podem tocar, sentir, cheirar, ou seja entrar em contato real com o objeto de estudo, que pode vir a ter mais de 4 mil anos.


Exposição IAB 50 Anos de      Descobertas
Na área museal do IAB os participantes visitam a exposição onde observam artefatos arqueológicos do homem sambaquiano, Tupiguarani, Una, Itaipu, Europeu e Africano. Além de uma múmia mineira de 3500 anos (mostrada na foto ao lado), que é um dos mais importantes artefatos arqueológicos já resgatados no Brasil.
              Ao final da visita o participante recebe um kit com material didático contendo: 

   * 1 revista - Afinal, o que é Arqueologia?
   * 1 catálogo do IAB
   * 1 caneta e 1 lápis personalizados
              
           Para as escolas interessadas em levar alunos, ou para quem tiver interesse, o IAB fornece um lanche.


O IAB fica localizado na Estrada do Sarapuí 3199, Vila Santa Tereza - Belford Roxo (RJ), o telefone para contato e agendamento é o (21) 3135 - 8117. Venha nos visitar!