Pós-graduação em Arqueologia - Aulas de Março - 2016 - Turma IV
Como dissemos em fevereiro,
a última aula do curso de pós-graduação em arqueologia da Faculdade Redentor,
que foi ministrado nas dependências do Instituto de Arqueologia Brasileira –
IAB teve como proposta a aplicação do método psicodramático pelos estudantes. A
técnica utilizada na oportunidade foi a de retramatização, cujo objetivo é
contar uma trama e retramá-la, de modo a “contar uma nova versão” da história
original a partir da ressignificação dada pelos novos atores sociais, gerando
assim uma nova matriz para a trama.
Assim sendo os
estudantes da Turma IV tiveram, como última tarefa, recontar psicodramaticamente
o drama vivido pelos habitantes da fictícia cidade de Javé, a qual
desapareceria em razão da construção próxima de uma usina hidrelétrica.
Tendo como
objetivo maior verificar o grau de aprendizagem do método psicodramático na
aplicação de ações socioeducativas voltadas para a preservação do patrimônio
cultural brasileiro (principal objeto dos módulos de Educação Patrimonial), a
professora Jandira Neto acompanhou as práticas de perto.
Todas as
etapas do método– aquecimento inespecífico, aquecimento especifico,
dramatização e compartilhamento - foram bem desenvolvidas por todos os
grupos. A perfeita demonstração da
compreensão de todos, tanto do método quanto do propósito das atuações
(tornarem-se multiplicadores do mesmo, impulsionando via afeto a proteção ao
Patrimônio), se deu de maneira, antes de brilhante, embebida de muita alegria,
que como fruto não poderia ser diferente e, portanto, absolutamente merecedora
da nota 10!
Ao final, solicitados
a darem seu feed-back para o curso de
pós- graduação que se encerrou para esta turma, os depoimentos de satisfação demonstraram
termos alcançado nosso objetivo, o de elevar cada um a mais um degrau em sua Educação.
E assim chegou
ao final a 4ª versão do Curso.
Agradecemos a
todos que confiaram em nossa instituição e se empenharam em sua própria
formação. Desejamos sucesso e excelentes oportunidades para atuarem neste
promissor mercado de trabalho.
Agradecemos à
Faculdade Redentor pela preciosa parceria.
Agradecemos ao
Professor Ondemar Dias pela coordenação acadêmica do curso e a todas as demais
professoras e demais professores que, ao amarem o que fazem, dedicaram-se com
afinco, ao longo de dois anos e meio, no compartilhamento de suas informações.
Agradecemos ao
Professor Gênesis Torres pela coordenação administrativa junto à Faculdade Redentor.
Agradecemos ao
Vanderlei, sua esposa Shyrlene e sua equipe pelos cuidados na alimentação de
todos os participantes.
À Soly Neto
pelo excelente atendimento a todos no tangente à logística, para um bom
desempenho durante as aulas.
À Antonia Neto
pela, sempre estimulante e generosa, divulgação.
Ao Rhuam Souza
pela atuante presença na monitoria das aulas de campo.
À Jandira Neto
pela administração global desta empreitada.
E por fim
agradecemos a todos os demais envolvidos, funcionários ou não do IAB, em mais
esta extraordinária realização.
Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB
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Pós-graduação em Arqueologia - Aulas de Fevereiro 2016
E foram de Educação
Patrimonial, com a Professora Jandira Neto, as aulas do mês de fevereiro de
2016 para os estudantes da Turma IV do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da
Faculdade Redentor, que é ministrado nas instalações do IAB. E a primeira
tarefa foi cinema com direito à pipoca. O filme proposto, “Os Narradores de
Javé”.
O filme, de Eliane Caffé,
retrata a história de um povoado do Vale de Javé, situado no sertão baiano, que
está prestes a ser inundado para a construção de uma potente usina
hidrelétrica. Diante dessa situação terrível, a comunidade se reúne para
discutir diversas formas de como resolver o problema. De acordo com os
moradores, o ideal seria preparar um documento oficial, contando todos os
grandes acontecimentos heroicos de sua história, justificando sua preservação, ou
seja, convencer os envolvidos no projeto de desaparecimento do povoado que o lugarejo
abriga um patrimônio que não pode ser perdido. Mas como na vila só tem
analfabetos, a primeira tarefa seria encontrar alguém que conseguisse retratar
os acontecimentos...
Após a sessão de cinema,
aula expositiva sobre o modo como se constrói um procedimento científico em
Educação Patrimonial - o Construto da Ciência.
Visão de Mundo. Paradigmas. As Teorias. Os Métodos e as Técnicas.
Discutidas essas informações,
foi aplicada a Técnica Psicodramática da Retramatização cujo objetivo é contar
uma trama e retramá-la, de modo a “contar uma nova versão” da história original
a partir da resignificação dada pelos novos atores sociais – no caso, os
estudantes - que dela se apropriam e a tomam como sua nova história. Seu novo
patrimônio.
E o desfecho para a proposta
da introjeção da importância da Educação Patrimonial para um Povo acontecerá no
próximo mês, na última aula do curso. Acompanhe.
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Pós-graduação em Arqueologia - Aulas de Janeiro 2016
Arqueologia e Educação
Patrimonial!
Esses foram os dois temas
desenvolvidos nas aulas de janeiro pelos professores Ondemar Dias e Maria de
Lourdes Horta para os alunos da Turma IV do Curso de Pós-graduação em Arqueologia
da Faculdade Redentor que é ministrado no IAB.
O Professor Ondemar na aula
anterior havia pedido à turma que apresentasse, em formato de seminário a
arqueologia brasileira das regiões Nordeste, Sudeste e Sul e conhecimentos
específicos sobre cerâmica tupiguarani e neobrasileira.
E sob o olhar atento e zeloso do
professor eles foram um a um desenvolvendo seus conhecimentos.
No domingo, a Professora
Maria de Lourdes propondo o tema “Heróis Escondidos – O potencial educativo dos
bens culturais” caminhou com a turma para o despertamento da importância da
educação patrimonial.
Com a pergunta fundamental
“Para quê serve o Patrimônio, a nossa herança cultural?” ela buscou fazê-los
entender o grau de importância na valorização do nosso patrimônio como pilar imprescindível
no fortalecimento da nossa identidade e apontou para os “perigos” da absorção
de grande carga de valores alheios aos nossos, possibilitando – se não
estivermos atentos _ a discreta, no entanto constante erosão dos mesmos em
favor de outras culturas de outros povos.
“Deformar uma cultura é uma maneira de abrir a porta para o
enraizamento de novas necessidades e a criação de novos gostos e hábitos,
sub-repticiamente instalados na alma dos povos com o resultado final de
corrompê-los, isto é, de fazer com que reneguem a sua autenticidade, deixando
de serem eles próprios”.
MILTON SANTOS “Da cultura à
indústria cultural”, Ed. MAIS! Pág. 18. Edição Nacional, março, 19, 2000.
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Pós-graduação - Turma IV - Aulas de Dezembro
As aulas de dezembro de 2015
do curso de pós-graduação em arqueologia da Faculdade Redentor, que é
ministrado nas instalações do IAB, versaram sobre Didática do Ensino Superior
com o Professor Marcos Paulo M. Araújo, Mestre em História pela Universidade
Federal do Amazonas e doutorando em
Ciências da Educação Universidad Nacional de Cuyo – Mzd. Argentina.
Como o próprio nome
da disciplina sugere, o professor buscou levar aos seus alunos a necessidade de
compreender como olhar para seus possíveis discentes numa universidade. Sendo
adultos, críticos, questionadores de teorias e estando constantemente avaliando
o desempenho daqueles que se propõem a lhes “ensinar”, é de fundamental importância
para uma boa relação mestre-aprendiz serem os mesmos reconhecidos como tal:
adultos e capazes de se autodirigir.
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Turma IV - Aulas de Novembro
Responsável
pelos estudos sobre os povos que habitavam o Brasil antes da chegada dos
europeus a arqueologia brasileira pesquisa os registros físicos (artefatos),
restos mortais e os ritos percebidos que os acompanham ou sua, singela, mas
também extraordinária comunicação por meio de desenhos nas paredes das cavernas
e fora delas _ as famosas pinturas rupestres. Mas não só. Grandes áreas ímpares
identificadas pelo Professor Ondemar Dias no Acre conhecidas como geoglifos
também ajudam a, através das inúmeras propostas de possibilidades, reconstruir
sua história, suas incríveis tecnologias e sua evolução através dos tempos.
É a
Pré-História Brasileira!
E foi
assim, como personagem vivo da História da Arqueologia no Brasil, que começaram
as aulas do Professor Ondemar Dias, 76, para os alunos do curso de
pós-graduação em arqueologia da Faculdade Redentor, ministrada nas instalações
do IAB, nos dias 21 e 22 de novembro. Ele descreveu como e onde surgiram os
primeiros cursos de formação de pesquisadores e como foram as primeiras
pesquisas e também lembrou que foi sem qualquer planejamento mais amplo que na
primeira metade do século XX, ainda sem proteção legal e sem campo nitidamente
definido, que a arqueologia _ indissoluvelmente ligada à Pré-História_ foi
construída por pesquisadores isolados.
Tendo
participado por dez anos de pesquisas na Amazônia, pelo Pronapa (Programa
Nacional de Pesquisas Arqueológicas) e pesquisado por tantos outros anos, em um
total de 54, do Rio de Janeiro ao interior de Minas Gerais e, com sua equipe,
investigado diversos aspectos e fases vivenciadas por esses povos, ele explanou
aos seus dissentes muito das conclusões discutidas ao longo dos anos em Fóruns,
Encontros, Conferências, Seminários e etc.
Enfim,
foram dois dias em contato direto com um dos precursores da arqueologia no
Brasil.
Foram
assim as aulas de novembro. E é provável que eles tenham gostado.
Turma IV - Aulas de Outubro
A
conservação e restauro da cerâmica arqueológica e demais materiais como louça,
vidro e porcelana requerem uma série de procedimentos que devem ser
rigorosamente seguidos para que se possam obter bons resultados. Com este propósito foi que a Prof.ª Simone
Mesquita, doutora em Arqueologia com especialização em restauro no Museu
Nacional, pediu que cada aluno da Turma IV do Curso de Pós-graduação em
Arqueologia _ da Faculdade Redentor, que é ministrado nas dependências do IAB _
trouxesse um vasilhame produzido com qualquer destes materiais. Após as peças
trazidas pelos alunos serem quebradas ela foi ensinando, na prática, todas
estas técnicas de grande importância para detalhes da sua identificação, quando
os artefatos são encontrados durante as pesquisas de campo. Em meio ao
processo, um convite até à reserva técnica do IAB para exemplificação. Foi
assim no último sábado (24)
No
domingo, o Prof. Luiz Octávio de Castro, mestre em Arqueologia Marinha e do
Patrimônio Histórico da Marinha conversou com os alunos sobre os povos
pré-colombianos.
Quando
Colombo chegou à América, em 1492, encontrou o continente habitado há muito
tempo por várias civilizações e povos. Estes povos apresentavam diferentes
estágios de desenvolvimento cultural e material, classificados em: sociedades
de coletores/caçadores e sociedades agrárias. Dentro desse segundo grupo, três
culturas merecem maior destaque: os maias e os astecas, no México e América
Central, e os incas na Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Alcançaram
notáveis conhecimentos de astronomia e matemática, além de dominar técnicas
complexas de construção, metalurgia e cerâmica. Não conheciam a roda e o
cavalo, mas desenvolveram técnicas eficientes de agricultura. Enquanto o fim da
cultura maia é até hoje um mistério, sabemos que os povos astecas e incas
decaíram perante à conquista espanhola.
Durante todo o dia o
Prof. Luiz Octávio de Castro trabalhou com os seguintes povos: Muaca Preta;
Chavim; Tanios; Cnibcha; Patagones; Maia; Chimu; Inca; Caral; Sr de Sipaw; Nasca; Olmeca; Urus;
Asteca; Tolteca;Mapucwe; Mixteca; Cnan-cwaw; Zapoteca; Caraibas; Machu
Piccwu;Viru; Wari; Mochica; Tianuanaku, iniciando o módulo que trata da
Pré-História que será continuado nos próximos meses pelo Prof. Ondemar Dias.
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Turma IV - Aulas de Setembro
E os dias 19 e 20 de
setembro foram de mais descobertas para a Turma IV do Curso de Pós-graduação em
Arqueologia da Faculdade Redentor que é ministrado nas instalações do IAB.
No sábado, 19, o Professor
Ondemar Dias, após mais uma aula teórica sobre cerâmica arqueológica, caminhou
com os alunos pelas dependências da reserva técnica do IAB onde buscou, através
da demonstração do imenso acervo e por isso com uma vasta variedade de
exemplos, fazer um trabalho de fixação na memória de tudo que até então ele
vinha trabalhando com a turma, dando um enfoque especial para identificação, em
laboratório, dos diversos materiais utilizados pelos povos indígenas, do lítico
às sementes. Assim foi finalizada mais essa etapa do curso.
Jandira Neto, durante um
intervalo das aulas, propôs aos alunos um passeio pela exposição “Índios de
Ontem e de Hoje” montada especialmente para o evento “9ª Primavera dos Museus”
que foi promovida também no IAB, e que se iniciaria logo no primeiro dia útil
da semana.
No
domingo foi a vez do Professor de Pré-História Geral, Edmo Pereira, com o
entusiasmo de quem ama o que faz, contagiar os alunos a continuarem com o foco
na pré-história começando com as bases sobre as quais repousam os consensos
para esse conceito e definição de suas diferenças em relação à Arqueologia,
seus métodos e técnicas, finalizando com a discussão, entre outras, sobre os
modelos de transição de sociedades caçadoras-coletoras-pescadoras para as que
domesticaram as plantas tornando-se produtoras de alimentos e de estruturas
sócio-políticas complexas.
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IV Turma - Aulas de Agosto
Os alunos da Turma IV do curso de pós-graduação em
arqueologia da Faculdade Redentor assistiram as aulas do mês de agosto
diretamente do Laboratório Aberto de Arqueologia Urbana no bairro da Gamboa-Rio
de Janeiro-RJ .
O Professor Ondemar Dias, com a maestria de sempre, conduziu
seus dissentes pelas veredas do conhecimento desta vez conversando sobre
cerâmica e sua importância arqueológica como um elemento novo da natureza
humana, suas origens e vinculações culturais cujos estudos revelam Tradições a
que pertenceram.
Mostrando como retirar informações através dos métodos e
técnicas de produção como tipos de pastas, queimas formas e decorações e
demonstrando toda a evolução das técnicas até a chamada cerâmica histórica, ele
utilizou, entre outros, o material que “sobrava” no Laboratório uma vez que,
atualmente, o IAB faz a curadoria de enormes quantidades de material retiradas
do antigo cais do Valongo entre 2010 e 2011.
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IV Turma - Aulas de Julho
Nos dias 25 e 26 de e julho, o
geólogo e arqueólogo Ulisses Penha, de Belo Horizonte, esteve na sede do
IAB-Instituto de Arqueologia Brasileira, em Belford Roxo, onde ministrou um
curso de curta duração para os atuais 28 alunos da quarta turma de
pós-graduação desta instituição.
Para ser arqueólogo é preciso ter
conhecimentos de natureza teórica e prática a respeito do passado dos nossos
ancestrais. Para adquirir este conhecimento e tentar compreender como viviam as
pessoas no passado, o arqueólogo estuda os vestígios deixados por eles no solo
(enterrados ou não), como instrumentos feitos de pedra, madeira, ossos, metal
ou conchas, carvões de fogueiras onde cozinharam ou se aqueceram do frio,
pinturas feitas em paredes rochosas, cachimbos, adornos corporais de pedra,
concha ou osso, cerâmicas (vasos, urnas funerárias), sepultamentos, restos de
alimentos (ossos, milho, feijão, sementes, coquinhos), amontoados de conchas,
pedras, restos de alimentos e esqueletos (os sambaquis), entre outras
evidências.
No último curso do IAB, o assunto
abordado foi o que se denomina indústrias
líticas, que é o conjunto de vestígios humanos de pedra encontrados nos
sítios arqueológicos, estudados de forma a entender como eles eram feitos. Os
artefatos de pedra mais antigos conhecidos são africanos e têm idade superior a
2 milhões e quinhentos mil anos, tendo sido elaborados por espécies animais não
humanas, porém que já caminhavam sobre duas pernas, como nós. No Brasil, os
instrumentos de pedra mais recuados no tempo, e que foram encontrados
associados a esqueletos humanos, foram datados em 11.500 anos de idade, em
Minas Gerais, época em que nas áreas de vegetação aberta como o cerrado também
existiam tatus-gigantes, bichos-preguiças gigantes e os tigres dente-de-sabre.
Já os artefatos de pedra que ocorrem nas camadas mais profundas dos sambaquis
do litoral brasileiro têm idade conhecida de 7.000 anos. Essas constatações, e
outras estudadas pela Arqueologia, comprovam que o Brasil já era habitado há
milhares de anos antes dos europeus aqui chegarem.
Os instrumentos de pedra eram
usados para furar, caçar, raspar madeiras, bambus e ossos, desossar e descarnar
animais, preparar instrumentos de fibra e de madeira, escavar o solo, fazer
pinturas em paredões de pedra e nos próprios corpos (neste caso, tintas
extraídas de certas pedras), fazer objetos para serem apreciados (“obras de arte” ou “de prestígio social”), por exemplo. Em função dos tipos destes
instrumentos, e dos outros vestígios arqueológicos que ocorrem juntos a eles, é
possível termos um entendimento, ainda que apenas aproximado, sobre os modos de
vida dessas populações.
Por Ulisses Penha, professor do IAB*****************************************************
IV Turma - Aulas de Junho
E no Curso da Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor, que é administrado nas instalações do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, a Professora Sheila Mendonça prosseguiu com o módulo sobre bioarqueologia para a IV Turma.
Segue o resumo das aulas por ela mesma, a Professora Sheila.
“As aulas versaram sobre o conceito de bioarqueologia e sua relação com a arqueologia; sobre a história de remanescentes de corpos humanos no Brasil até chegarmos aos estudos bioarqueológicos como são desenvolvidos hoje. A seguir passamos a discutir arqueologia funerária e a importância de conhecer mais a etnografia e etnologia para ter modelos interpretativos para a nossa arqueologia funerária.
Discutida a importância de abordar estrategicamente e planejadamente as estruturas funerárias, os alunos viram um filme demonstrando a escavação de um sepultamento sambaqui no Brasil. Finalmente foram demonstrados diferentes aspectos da análise de ossos e dentes humanos, de interesse para a bioarqueologia, com auxílio de imagens e material arqueológico disponível no laboratório”.
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IV Turma - Aulas de Maio
No domingo durante a aula de bioarqueologia foi a vez de a Drª Sheila Mendonça guiar os alunos nas principais questões a serem abordadas quando forem encontrados sítios com restos humanos na forma de evidências macroscópicas como corpos mumificados, ossos e dentes, ou na forma de evidências microscópicas a serem coletadas visando análise em laboratórios especializados.
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IV Turma - Aulas de Abril
Finalizadas as aulas de
práticas de campo para os alunos da IV Turma do Curso de pós-graduação em
arqueologia da Faculdade Redentor que estão inseridas no módulo “Planejamento e
Teoria da Pesquisa Arqueológica” dentro da disciplina “Bases Teóricas e Metodológicas
da Pesquisa Arqueológica” coordenada pelo professor Ondemar Dias e que são
ministradas no campus do sítio-escola do Instituto de Arqueologia Brasileira.
Durante as práticas de
escavação no sítio-escola os alunos foram orientados para estudos da
localização por GPS para definição das coordenadas geográficas do sítio, a
setorização para início das escavações, a estratigrafia e as técnicas para
elaboração das plantas dos mesmos, seguidos do resgate e curadoria do material
encontrado, o que os prepara para as próximas etapas do módulo: “Coleta de Dados – Pesquisa de Campo” que se
iniciará em maio próximo.
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Dia 28 de março de 2015 às 19:30h
foi realizada a colação de grau da 2ª Turma de Pós-graduação Lato Sensu em
Arqueologia Brasileira; o evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de
Belford Roxo. O Curso é uma iniciativa da Faculdade Redentor e do Instituto de
Arqueologia Brasileira, realizado nas dependências do IAB.
A 2ª. Turma teve inicio no mês de
novembro de 2012 e término em maio de 2014. Contou inicialmente com 32 alunos,
chegando ao final com 20 alunos concluintes e 04 alunos em fase de conclusão,
um aproveitamento significativo com apenas 25% de desistência, para um grupo
bastante heterogêneo quanto as suas origens. Estiveram presentes alunos dos
Estados do Mato Grosso do Sul; Paraná; Rio Grande do Sul; Minas Gerais; Bahia;
Espirito Santo; Goiás; Rio de Janeiro (cidade do interior) e da Capital e
Baixada Fluminense.
Os alunos de outros Estados foram
acomodados durante 18 meses (360 aulas) nos alojamentos do IAB, com aulas uma
vez por mês durante um sábado e domingo. Para todos os alunos foram oferecidos
serviços de alimentação em suas dependências, com infraestrutura para tal.
O aproveitamento pedagógico desta
2ª Turma foi muito bom, marcado sempre pela solidariedade, o companheirismo e a
amizade, haja visto o espírito de interatividade entre os mesmos. Este fato vem
refletindo no desenvolvimento pessoal e hoje já temos vários alunos inseridos
no mercado de trabalho da arqueologia, fato que não seria possível sem uma
equipe excelente de professores formada por mestres, doutores e pós-graduados
especialistas.
O Instituto de Arqueologia
Brasileira vem há mais de 50 anos dedicando-se à pesquisa científica por todo o
Brasil. Neste tempo acumulou experiência e um dos maiores acervos
pré-históricos e históricos da cultura brasileira.
O excelente espaço permitiu a
construção de modelos de sítios arqueológicos e uma reserva técnica com
laboratórios, tudo à disposição dos alunos para suas pesquisas. A Biblioteca do
IAB é uma das mais completas em termos de bibliografia no campo da Arqueologia.
A Faculdade Redentor e o IAB
acreditam nas grandes possibilidades de formar arqueólogos comprometidos com a
arqueologia de excelência profissional.
Por Gênesis P. Torres
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IV Turma - Aulas de Março
E no sítio-escola do Instituto de Arqueologia
Brasileira o Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor segue
com o módulo “Bases Teóricas e Metodológicas da Pesquisa Arqueológica”
ministrado pelo Professor Ondemar Dias aos alunos da IV Turma, com o apoio dos
arqueólogos Jandira Neto, Rhuam Souza, Cida Gomes e Sérgio Costa.
Tendo sido iniciadas na aula prática anterior
as escavações dos primeiros dez centímetros, foram sendo orientados
metodologicamente a aprofundar os cortes e à medida que surgiam materiais, as
orientações dos procedimentos adequados para seu resgate e posteriores
curadoria, identificação e documentação.
As aulas práticas contagiaram de entusiasmo a todos, promovendo
naturalmente a integração da turma e levando-os à percepção clara de que a
arqueologia é um vigoroso trabalho de equipe.
E assim encerra-se mais uma etapa onde todos aguardam ansiosos,
sua continuação no próximo mês.
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IV Turma - Aulas de Fevereiro
Foi
dada continuidade para os alunos da IV Turma do Curso de Pós-graduação em
Arqueologia da Faculdade Redentor (ministrado nas instalações do IAB) o módulo
de “Bases Teóricas e Metodológicas da Pesquisa Arqueológica”, o qual é
coordenado pelo professor Ondemar Dias que, no sábado 28 de fevereiro, ofereceu
as bases teóricas para as práticas de campo, aplicadas no domingo, 01 de março,
orientando os alunos, com auxílio dos monitores arqueóloga(o)s Jandira Neto,
Cida Gomes e Rhuam Carlos Alves, quanto aos estudos estratigráficos,
setorização, técnicas de caminhamento e escavações arqueológicas, visando o
resgate e o salvamento do material arqueológico. Também tomaram posse da
capacidade de elaboração de plantas e adequado uso de GPS, importantíssimo para
perfeita localização de sítios arqueológicos em qualquer tempo.
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IV Turma - Aulas de Janeiro
O Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,
desde sua criação, baseia-se em legislação específica para a gestão dos bens
culturais tombados, representativos de diversos segmentos da cultura
brasileira; e a aula ministrada no sábado, 24 de janeiro de 2015, no Curso de
Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que se realiza nas
instalações do IAB, tratou da questão Legislação/Patrimônio por Regiane Gambim
(arqueóloga do Iphan). Foram discutidas leis, decretos e portarias sobre os
bens patrimoniais.
A proteção constitucional infraconstitucional.
Os crimes contra o patrimônio cultural e da competência do Estado para apurar. A
relação organizações internacionais (UNESCO e OEA) e o patrimônio cultural. Quais
são os Documentos Internacionais importantes e relativos à proteção do patrimônio
cultural e material e imaterial. Direito à Cultura e Direitos Humanos.
No domingo, 25, o professor Ondemar Dias forneceu
aos alunos (de origens e formações diferenciadas), uma visão dos diversos
conjuntos de métodos arqueológicos, suas bases teóricas e seus meios técnicos
de execução. Bases e métodos esses que continuarão sendo discutidos nas
próximas aulas com as práticas de campo.
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III Turma - Aulas de Janeiro
Nos dias
17 e 18 de janeiro de 2015 foram ministradas, pela professora Jandira Neto,
aulas que trataram das teorias e práticas em Educação
Patrimonial, penúltimas do módulo de Divulgação Científica do Curso de
Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor, que é realizado nas
instalações do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB.
A aula do
dia dezessete foi dividida em dois momentos: O primeiro, uma explanação em
que foram descritas as bases teóricas dos métodos e técnicas
que podem ser utilizado(a)s na realização dos trabalhos de educação patrimonial
dentro da proposta da Arqueologia Pública; e o segundo momento
a prática em si.
Para
tanto foi proposto à turma que, uma vez dividida em grupos, cada um desenvolvesse um
tema onde o psicodrama pedagógico ou qualquer outro método /técnica abordado na
aula teórica, fosse utilizado no processo de criação.
E no dia
dezoito então, valendo-se do grande acervo de oficinas da educação patrimonial
exposições e espaços do IAB, cada grupo apresentou o fruto do seu trabalho;
fruto esse germinado na compreensão de sua importância, notoriamente imbuída de
forte carga de responsabilidade social e emocional.
Por tudo
isso não se podia esperar nada menos que um resultado bastante satisfatório, por
ter havido forte empenho e participação de todos na realização deste, que é um
dos mais importantes momentos da pesquisa arqueológica – A Divulgação Científica
através da Arqueologia Publica: o momento da conscientização por uma
comunidade, da importância do seu patrimônio material ou imaterial,
detectado na pesquisa e como, por que e para quê valorizá-lo.
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III Turma – Aulas de Dezembro
Conteúdo da disciplina: Foram abordados os seguintes assuntos em sala de aula
Repensar a prática docente: do senso comum ao pensamento filosófico. Uma perspectiva histórica da didática. As diferentes concepções acerca da didática. O papel da didática na formação do educador. As diferentes tendências pedagógicas no pensamento brasileiro, para além dos rótulos. A didática e a teoria e prática pedagógica. A construção do conhecimento e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação do educador. Currículo, planejamento e avaliação; por uma reflexão crítica e problematizada.
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IV Turma – Aulas de Dezembro
Conteúdo da disciplina: Foram abordados os seguintes assuntos em sala de aula: Geografia Americana e Fluminense
Identificar os principais elementos da Natureza do Continente Americano (clima, relevo, vegetação e hidrografia). Relacionar estes elementos naturais com o processo de ocupação do território. Analisar com detalhes a expressão desses elementos naturais na escala do território brasileiro e do Estado do Rio de Janeiro
Introdução a Geologia
Noções de Geologia, abordada conceitualmente e de forma aplicável à Arqueologia Brasileira. Abordagem conceitual. As Geociências desde Erastóstenes à A. Wegener; o surgimento da Estratigrafia na Revolução Industrial; a idade da Terra antes e após Darwim; Catastrofismo versus Uniformitarianismo. Principais ambientes geológicos, geologia e geomorfologia de alguns sítios arqueológicos brasileiros, as glaciações globais e seus reflexos na paleoclimatologia: estudo de casos na Amazônia Brasileira e em sambaquis. Aula prática com identificação de matérias-primas para a industria lítica.
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IV Turma - Aulas de Novembro - Parte II
Vinte e dois e vinte e três de novembro foram dias de aulas da Pós-graduação em Arqueologia - Parte II para a IV Turma já que, especialmente este mês, foram dois finais de semana. No curso da Faculdade Redentor ministrado nas instalações do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, foram geridas, pelas professoras Jandira Neto e Cida Gomes, as disciplinas: “Metodologia Geral do Planejamento Orçamentário” e “Práticas Contratuais e Execução de Projetos Arqueológicos”.
Veja mais em nosso site: www.arqueologia-iab.com.br
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III Turma - Aulas de Novembro 2014
A professora Maria de Lourdes P. Horta foi a
mestra que guiou os alunos da III Turma de Pós-graduação em Arqueologia da
Faculdade Redentor neste fim-de-semana 08 e 09 de novembro, no IAB, pelos
caminhos da “Memória e Patrimônio Arqueológico Brasileiro” enquanto o professor
Gênesis Torres ofereceu “Ferramentas de Orientação da Pesquisa Monográfica”
(disciplinas desenvolvidas dentro do Módulo de “Divulgação Científica).
Com participação ativa dos alunos foram
discutidos temas como “Conceituação de Patrimônio e Cultura” e como se deu a
“Construção do Patrimônio Nacional”; a Educação Patrimonial e a sua fundamental
importância na relação com a Arqueologia. Trabalhando ainda sobre diversos
outros temas ela finalizou as atividades do sábado com “O Patrimônio
Arqueológico Atravessado por Tradições, Traumas, Linguagens e identidades”.
No domingo foi discutido o estabelecimento de
um plano de trabalho, fazendo a Tutoria com os alunos na elaboração dos seus
pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa científica e a utilização de
instrumentos, aplicando as regras oficiais acadêmicas para elaboração do
trabalho científico.
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IV Turma - Aulas de Novembro
As aulas do Curso da Pós-graduação em
Arqueologia da Faculdade Redentor que se realiza nas dependências do Instituto
de Arqueologia Brasileira, teve desta vez, como orientador, o Professor Henrique
Gaio que, ensinando Metodologia Científica se propôs a oferecer ferramentas
metodológicas para a construção de pesquisas acadêmicas e projetos de pesquisa;
os processos e as técnicas para elaboração do trabalho científico, diretrizes
metodológicas para leitura, entre outros.
“Bom, eu detesto Metodologia Científica”,
diz a aluna Taisa Ladeira, “pra mim é uma das piores matérias da graduação ou
da pós, mas o Gaio é ótimo! A Aula foi dinâmica, produtiva e conseguiu a
participação da turma toda, passando orientações importantes para os trabalhos
e fazendo com que os colegas com mais experiência na área passassem informações
para os iniciantes como eu...rsrsrsrs”
“As aulas foram boas, acredito que
atingiram o proposto”, analisa Paulo Vinícius Bonfim.
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III Turma - Aulas de Outubro
Nas aulas deste mês (outubro), para a III Turma, ministradas pelo Professor Ondemar Dias, foram
tratadas questões sobre a Pré-História Brasileira em especial as
caracterizações do ambiente natural sob os aspectos homogêneos e heterogêneos.
Muito sobre as principais tradições ceramistas do Brasil, suas diversas fases e
ainda como se deu a dinâmica da ocupação humana no território brasileiro.
O Professor
falou também sobre os primeiros estudos que tratam da pré-história brasileira e
as diferentes formas de classificação dos grupos paleoindígenas. Como se desenvolveu o Período Paleoíndio e as
origens da agricultura. Como viviam as sociedades tribais na Amazônia e no litoral
e como tudo mudou com a chegada dos europeus.
No domingo o
assunto foi a Pré-história Fluminense com as diversas tradições e culturas dos
povos indígenas que viveram nessa região, entre eles os sambaquianos e os
horticultores. Tratou também dos aspectos socioeconômicos destas populações no litoral.
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Início das Aulas, IV Turma!
E no dia 27 de setembro de 2014 foram dados
os primeiros passos na caminhada da IV Turma do Curso de Pós-graduação Lato
sensu em Arqueologia da Faculdade Redentor, ministrado pelo corpo docente do
Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB e realizado em suas instalações na sede
em Belford Roxo RJ.
Após um bom café da
manhã a turma foi conduzida à sala de aulas onde puderam conhecer um pouco da
história do IAB e como ela foi construída sobre os pilares da Pesquisa, do
Ensino e da Divulgação da Arqueologia Brasileira, bases essas, que estruturam a sua Missão Institucional,
desde sua fundação em 1961.
Conheceram Ondemar Dias, grande mestre e um
dos primeiros arqueólogos do Brasil, hoje Coordenador Cientifico deste Curso. E foi ele mesmo, o Professor Ondemar que, com
absoluto interesse, os alunos ouviram falar sobre o momento em que vive a
arqueologia no Brasil e o papel do IAB neste processo. Todos tiveram a
oportunidade de compartilhar com ele suas preocupações sobre o momento em que vive a
arqueologia brasileira e em especial a de contrato e o modo como ela vem sendo
conduzida no país.
Na sequência a Professora Jandira Neto
promoveu, por meio de uma dinâmica de grupo, a apresentação dos alunos, gerando
momentos de descontração e impulsionando a imediata integração de todos.
Logo após todos foram convidados a conhecer
as instalações do IAB, tendo como guias os professores Ondemar Dias, Jandira
Neto, Gênesis Torres. Conheceram as áreas administrativas, os alojamentos de
alunos e pesquisadores. Nos Laboratórios foram ciceroneados por sua
coordenadora a arqueóloga Graziela Francisco, a biblioteca e a reserva técnica
com seu extraordinário acervo, resultado
de 53 anos de pesquisa, foi um capitulo a parte na admiração dos alunos!
Após o almoço a reunião com o Professor
Gênesis Torres trouxe os informes pedagógicos e administrativos do curso.
E, para finalizar as atividades do sábado, a
Professora Cida Gomes apresentou o Plano de Contingência do IAB a ser usado em
situações de risco. Nesta palestra se destacou a questão da violência urbana no
Rio de Janeiro e a necessidade das pessoas saberem como se proteger, em caso de
situações que envolvam risco, dentro das instalações do IAB.
No domingo 28 os Professores Jandira Neto e
Gênesis Torres, discutiram com a turma suas expectativas em relação à
especialização, seus temas de pesquisa para construção do TCC. Para tanto, lhes
foram apresentadas as Ferramentas de Orientação da Pesquisa Monográfica a serem
utilizadas para a elaboração dos trabalhos de monografia ou artigos. A novidade
desta vez foi a implementação da proposta de “decidir” o tema da Monografia no
primeiro dia de aula. A medida foi muito bem recebida pela Turma a qual já
começou a dar uma excelente resposta à proposta observada nas redes sociais. Foram
discutidas também as formas de como será feito o acompanhamento dos processos
de avaliação, e ainda as fontes bibliográficas organizadas dentro das cinco
linhas de pesquisa propostas pelo planejamento pedagógico do curso.
A Faculdade Redentor e o Instituto de
Arqueologia Brasileira-IAB agradecem a confiança depositada, brindando à
oportunidade de consolidar sua parceria de Ensino em mais esta oportunidade e
desejam o máximo de aproveitamento nas 360 horas que mais uma vez irão trilhar juntos mais essa etapa de crescimento cultural e profissional de todos.
Sejam todos bem vindos! Sucesso!
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III Turma - Aulas de Setembro
E as aulas do curso de pós-graduação em
arqueologia da Faculdade Redentor que se realiza nas instalações do IAB, neste
último fim-de-semana foram ministradas pelo Professor Ondemar Dias e a
Professora Simone Mesquita.
O
Professor Ondemar desenvolvendo o módulo de Coleta de Dados (pesquisa de campo),
tratou sobre a caracterização do ambiente natural, as principais tradições
ceramistas do Brasil, a dinâmica da ocupação no território brasileiro e muito
mais. Por sua vez a Professora Simone com aulas teóricas e práticas falou dos principais
conhecimentos relacionados às técnicas de restauro de artefatos arqueológicos, finalizando
com a orientação de como elaborar um projeto de sala para reserva técnica.
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O
Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor teve aulas
ministradas aos alunos da III Turma pelo Professor Ondemar Dias que, com a
alegria que lhe é peculiar para transmitir conhecimentos, tratou de maneira
teórica e prática nos dias 16 e 17 de agosto, as diferentes técnicas e/ou
metodologias para o trabalho de análise de variados tipos de cerâmica como a indígena,
colonial e neobrasileira.
Através dos artefatos disponibilizados para
esse fim os alunos puderam praticar a identificação de tão diversificados
materiais.
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No dia 19 de julho de 2014 os alunos da III
Turma do Curso de Pós-graduação da Faculdade Redentor foram orientados pela
Professora Sheila Mendonça em Noções de Evolução Humana e sua relação com a
constituição física, a diversidade e a saúde do Homo Sapiens atual, onde foi
dada ênfase ao eixo BIOLOGIA-CULTURA no processo de conformação da distribuição
atual da espécie na terra. Foi considerada a diversidade humana moderna,
principalmente no que se refere aos povos ameríndios e o esclarecimento do
povoamento da América com suas questões adaptativas. Ainda foram discutidos os
achados mais antigos de ossos humanos em sítios arqueológicos brasileiros e também
alguns aspectos da genética já descobertos sobre estes grupos.
No dia seguinte, portanto 20 de julho,
receberam preciosas informações, desta vez pelo Professor Ondemar Dias, sobre
coleta de dados e análise de material cerâmico com suas diferentes técnicas
e/ou metodologias, sob os diversos aspectos de suas variedades, tais como a
cerâmica puramente indígena, a colonial e a neobrasileira.
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Nos dias 07 e 08 de junho os alunos da III Turma
do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor tiveram aulas de
Pré-História Americana e Pré-História Geral, ministradas pelos professores Luiz
Octávio e Edmo Pereira que trataram, entre outros, da caracterização do
ambiente americano e suas transformações. As origens do homem americano através
de teorias clássicas e atuais. Também em pauta o Período Paleoíndio e as
origens da agricultura na América. Como se deu a evolução dos povos
pré-colombianos e seus aspectos sócio-políticos e econômicos; a cultura e
religiosidade entre eles.
Foram igualmente abordados tema como Conceituação de
Pré-História e definição de suas diferenças em relação à Arqueologia, seus
métodos e técnicas. Como se deram as primeiras organizações humanas como
bipedalismo e aumento do volume cerebral. Fizeram um estudo geral da vida,
desde o Quaternário ao surgimento dos Hominídeos; sobre a evolução
biológica do homem e as mudanças da cultura material nas etapas denominadas de:
Paleolítico Inferior, Paleolítico Médio e Superior e, finalizando, foram
discutidos os modelos de transição de sociedades caçadoras-coletoras para as
produtoras de alimentos e estruturas sócio-políticas complexas.
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E no
mesmo fim de semana que houve o Turismo Arqueológico (Educação Patrimonial) como última aula do Curso de Pós-graduação da II Turma, (veja abaixo),
a Doutora em Evolução Humana, Sheila Mendonça ministrava para os alunos da III
Turma do mesmo curso, aulas nas quais tratou de noções de Evolução Humana e sua
relação com a constituição física, a diversidade e a saúde do Homo Sapiens
atual, sendo dada ênfase ao eixo biologia-cultura no processo de conformação da
distribuição atual da espécie na terra.
Explicou
sobre a diversidade humana moderna, principalmente no que se refere aos povos
ameríndios e ao esclarecimento do povoamento da América; questões adaptativas e
de adaptação foram consideradas, sendo discutidos os achados mais antigos de
ossos humanos em sítios arqueológicos brasileiros e também alguns aspectos da
genética já descobertos sobre estes grupos.
Os
alunos não só tiveram aulas com interação teatral dos mesmos, representando variadas
maneiras em que podem ser encontrados esqueletos e os seus diversos
significados em relação às mesmas características, mas também foram elucidados
sobre diversos aspectos com o material ósseo disponibilizado para tal
finalidade. Certamente informações muito interessantes e importantes.
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E na última aula para a II Turma do Curso de Pós-graduação
em Arqueologia da Faculdade Redentor ministrado nas dependências do IAB, a
disciplina foi Educação Patrimonial. Orientados pela Professora Jandira Neto com
o os fortes respaldos do Professor Ondemar Dias e o Prof. Gênesis Torres (ambos
profundos conhecedores da história da Baixada Fluminense), os alunos foram convidados
a caminhar sobre alguns vestígios históricos do passado colonial do Rio de
Janeiro na Baixada Fluminense, resultando em visitas técnicas a sítios arqueológicos
e bens tombados como:
A Igreja de Santo Antônio de Jacutinga
Vestígios da Igreja Nossa Senhora da
Piedade de Iguassú;
visita à Fazenda São Bernardino, (em cuja fachada foi
deixado um pedido de socorro a tão belo patrimônio),
ao Sitio das Palmeiras,
ao
Porto da Vila de Iguassú
e à Estrada do Comércio.
O “turismo” objetivava:
§ Observar
os indicadores e bio-indicadores arqueológicos na paisagem;
§ Perceber
a importância de conhecer e entender uma Vila desaparecida por razões políticas
e econômicas;
§ Observar
a ação do tempo sobre prédios em ruínas, caminhos e estradas mal conservadas que
os levam a desaparecer;
§ Como
as visualizações de um cenário ajuda a compor a paisagem urbana pré-existente;
§ Perceber
como a falta de políticas públicas de preservação e conservação do patrimônio o
leva a destruição.
§ Pensar
soluções para o intercâmbio permanente como fonte de divulgação dos espaços de
potencial turístico e suas formas de preservação arqueológica;
§ Como
capacitar o Educador Patrimonial para o exercício da defesa permanente do
patrimônio material e imaterial, visando atender projetos de turismo
preservacionista e dos resultados da arqueologia patrimonial atendendo demandas
específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional,
regional ou local;
§ Capacitar
profissionais em arqueologia tornando-os qualificados para contribuir com a
promoção e a intensificação de uma consciência crítica sobre o patrimônio
histórico e arqueológico.
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E
nos dias 12 e 13 de abril de 2014 a penúltima aula de Educação Patrimonial da
II Turma do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que se
realiza nas instalações do IAB...
Ministradas
pela arqueóloga e psicóloga Jandira Neto, nas aulas foram utilizados métodos
psicodramáticos discutindo duas questões:
1) A
Educação Patrimonial é Ciência?
2)
Para você, aluno, o que simboliza o mito da origem do Povo Brasileiro?
Para
responder à primeira questão foram discutidos os modos de construção de uma
ciência e então chegar a um consenso se, afinal, Educação Patrimonial adequa-se
ou não ao seu formato.
Quanto
à questão do simbolismo do mito da origem do Povo Brasileiro foi proposto ao
grupo momentos de aquecimentos específicos e inespecíficos, onde eles
assistiriam ao filme “Os Narradores de Javé” (regado à pipoca e café) e
colocados perante a seguinte questão:
Você
é um educador patrimonial e está diante da possibilidade real da construção de
uma Usina Hidrelétrica, cuja consequência é o alagamento de uma cidadezinha.
Como deve ser conduzido o seu trabalho naquela comunidade?
Uma
visita à área da reserva técnica da instituição deu o tom, a diretriz da
sequência dos trabalhos quando os alunos tiveram que escolher qual patrimônio
“salvariam” do alagamento. Ao final das diversas etapas foi utilizada a técnica
da retramatização, cuja ação dramática traz excelentes resultados.
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E mais um fim-de-semana, 26 e 27 de abril de 2014, com
aulas do Curso de Pós-graduação da Faculdade Redentor que é ministrado nas
dependências do IAB. O Tema: Técnicas de
Laboratório de Lítico.
Desta vez os alunos da III Turma foram guiados pelo
Professor Ulisses Cyrino em bibliografia pertinente e nas metodologias/técnicas
de análises laboratoriais de material lítico, com aulas práticas e
experimentais; foram também orientados de como desenhar, descrever e
interpretar um artefato lítico.
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Finalizando o II Módulo - Coleta de Dados –
Pesquisa de Campo - os alunos da III Turma do Curso de Pós-graduação em
Arqueologia da Faculdade Redentor que se realiza nas instalações do IAB, praticaram
a classificação, identificação e guarda do material encontrado e aprenderam como
criar um relatório com todas as especificações e conclusões exigidas pelos
setores envolvidos, como o empreendedor, em caso de arqueologia de contrato e o
Iphan.
As aulas foram ministradas pelo
Professor Ondemar Dias tendo como seus
auxiliares os arqueólogos, Jandira Neto, Rhuam Souza e Graziela Francisco.
Em abril uma nova etapa onde serão iniciadas as
práticas de laboratório, começando por análises de material lítico.
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Nos
dias 15 e 16 de março de 2014 as aulas do Curso de Pós-graduação em Arqueologia
da Faculdade Redentor realizado nas instalações do IAB, foram de Pré-história
do Litoral Fluminense e Educação Patrimonial, ministradas, no sábado, pelo
Professor Ondemar Dias Jr., Livre Docente de História Geral da UFRJ e
presidente do IAB e, no domingo, pela Professora Maria de Lourdes A. P. Horta,
doutorada em Museologia pela Universidade de Leicester, Inglaterra em 1992.
Seguem
depoimentos de alguns alunos, no domingo, após a aula de Educação Patrimonial:
Márcia Labanca: “A aula do Prof.
Ondemar como sempre... É maravilhoso poder compartilhar da generosidade desse
professor que nos brinda com sua competência. Também adorei o formato da aula
da Profª Maria de Lourdes com exemplos
práticos que poderemos levar para o nosso cotidiano”.
Juliana Valiant: “A aula foi muito
produtiva, com uma base muito boa de conhecimento”.
Enéas Sá: “A Professora é
muito atenciosa e o conteúdo bem fácil”.
Igor Eler: “Conteúdos
essenciais para qualquer arqueólogo na atualidade”.
Luiza Helena: “A aula da
Professora Maria de Lourdes foi muito proveitosa e com certeza ajudará no meu
desempenho em qualquer empresa de arqueologia; também agradeço ao Prof. Ondemar
Dias pelas aulas”.
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No último fim de semana dias 15 e 16 de
fevereiro de 2014 foram retomadas as aulas das bases teóricas e metodológicas
da pesquisa arqueológica, pela III Turma de pós-graduação em arqueologia da
Faculdade Redentor, nas instalações do IAB, ministradas pelo Professor Ondemar
Dias Jr.
Continuando com as práticas de campo foram
desenvolvidos estudos estratigráficos, setorização e escavações, visando o salvamento
do material arqueológico, bem como a elaboração de plantas e a utilização de
ferramentas para definição de coordenadas geográficas dos sítios.
O professor Ondemar contou com sua equipe de
apoio composta de outros arqueólogos e pós-graduando em arqueologia, sendo
eles, respectivamente: Jandira Neto, Graziela Francisco, Cida Gomes e Rhuan
Souza.
Especialmente no domingo antes do início das
aulas foram realizadas atividades extracurriculares de aquecimento inespecífico,
propostas pela arqueóloga e psicóloga Jandira Neto, como brincadeiras de roda,
com o propósito de ativar as energias físicas para o melhor desempenho dos
alunos em campo, o que proporcionou um clima de descontração e entusiasmo em
todos.
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Nos
dias 08 de 09 de fevereiro/2014, o Professor Ondemar Dias ministrou aulas de
pré-história (parte do módulo de “Produção Intelectual em Arqueologia
Brasileira”) para alunos da II Turma do Curso de Pós-graduação em Arqueologia
da Faculdade Redentor que se realiza nas instalações do IAB.
Iniciou
com aulas sobre a caracterização do ambiente natural a partir da sua
homogeneidade e heterogeneidade. Foram tratados também assuntos como a dinâmica
da ocupação humana no território brasileiro, os primeiros estudos sobre a
pré-história brasileira e a diferentes formas de classificação dos grupos
paleoindígenas. Vastas informações sobre o Período Paleoíndio até às origens da
agricultura e ainda como se desenvolveram as sociedades tribais na Amazônia e
no Litoral e o impacto da chegada dos europeus nestas sociedades.
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E neste fim de semana, dias 18 e 19 de
janeiro de 2014, aconteceu mais uma vez o encontro da III Turma da
pós-graduação em arqueologia. Como todos sabem este curso é realizado pela Faculdade
Redentor nas instalações de ensino, pesquisa e divulgação do Instituto de
Arqueologia Brasileira-IAB.
Nesta oportunidade uma vez mais fomos
brindados pela excelente aula teórica sobre Metodologia da Pesquisa Arqueológica
de Campo ministrada pelo Professor Ondemar Dias. Este módulo é a base sobre a
qual os alunos aprenderão as técnicas da pesquisa arqueológicas de campo
durante os próximos três meses em que receberão treinamento em um sítio escola
especialmente preparado para sua aprendizagem.
Sob a coordenação do Professor Ondemar,
quatro arqueólogos da equipe do IAB trabalharam como assistentes de ensino nas
aulas práticas: Jandira Neto, Rhuam Carlos, Graziela Francisco e Cida Gomes.
Desde a logística de mobilização de uma
equipe de campo até o momento de se iniciar uma escavação, todos receberam orientação
do modo de fazer, passo a passo. Na tarde do primeiro dia fizeram o
reconhecimento da área do sítio e a topografia do local. Aprenderam a usar equipamentos
como bússolas, Gps e a fazer uma fotografia profissional.
A alegria maior, no entanto foi a iniciação
de alguns (já que existem arqueólogos profissionais cursando essa pós graduação!)
diante de seu primeiro setor a ser escavado. Para muitos, um sonho antigo!
Apesar
do sol e do vento constantes durante todo o dia, ninguém se furtou às atividades
e ao final do domingo, o “precioso” material coletado foi carinhosamente
tratado e acondicionado para a s etapas seguintes.
Parabéns a todos os alunos pelo investimento e
empenho dedicados ao curso.
As
fotos falam por si!
Jandira
neto
.