Clique na imagem para ampliar! |
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
sábado, 3 de dezembro de 2011
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA: Entre Heróis E Pesquisadores – A Verdadeira Face Da Arqueologia
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
RJ 149 - Um novo olhar sobre a “Estrada Imperial”
sábado, 5 de novembro de 2011
IAB contribui com o livro “Nossas Ruas têm História - Mesquita/RJ”
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Escola Pré Fácil no programa Bem Vindo ao Mundo da Arqueologia
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
ISTOÉ: DESRESPEITO A ARQUEOLOGIA BRASILEIRA
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Pós em Arqueologia, início do módulo 2!
terça-feira, 11 de outubro de 2011
O que é Educação Patrimonial?
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Programa de Educação Patrimonial Bem Vindo ao Mundo da Arqueologia
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
ATRASADOS? EM TEMPO!
Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) recebe Prêmio Baixada Fluminense de Educação 2011.
Jandira Neto Coordenadora de Educação Patrimonial exibe com orgulho o troféu.
O Prêmio Baixada Fluminense realizado pela décima vez este ano, é uma criação do Fórum Cultural da Baixada Fluminense que nesta edição contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Itaguaí.
O IAB foi agraciado com troféu e certificado na categoria de Educação, por ter se destacado promovendo atividades na área da educação em municípios da Baixada Fluminense no Programa de Educação Patrimonial do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro,e ainda por ser um centro capacitador de profissionais na área de Arqueologia com cursos de extensão e pós graduação promovidos em sua sede, no município de Belford Roxo.
Na cerimônia de premiação que aconteceu dia 26 de agosto no Teatro Municipal de Itaguaí estavam presentes autoridades municipais (prefeito Charlinho e vice prefeito) representantes da Secretaria de Cultura do Estado, da Secretaria de Educação e Cultura de Itaguaí, a Deputada Federal Andréia do Charlinho entre outros. A cerimônia foi organizada e conduzida pelo presidente do Fórum Cultural da Baixada Sr. Carlos Cahé e da diretora cultural Sra. Claudina Nunes e equipe.
Como representantes do IAB estavam presentes na solenidade o Presidente Dr. Ondemar Dias, a Diretora secretária Jandira Neto, o Arqueólogo Divino de Oliveira, a Historiadora Fernanda Tavares e o Biólogo Antonio Souza, que é também Educador Patrimonial e subiu ao palco acompanhando a Coordenadora de Educação Patrimonial Jandira Neto para receber a premiação das mãos da professora Laudinnice Brito, Secretária de Educação de Itaguaí.
Segundo Jandira Neto “esta premiação é de grande importância para o IAB já que a iniciativa da inscrição no concurso partiu de funcionários da instituição que, acreditando na força do trabalho, se orgullham dos resultados e assim demonstraram o interesse em divulgá-lo, promovendo sua divulgação na região onde está situado há mais de 50 anos. ”
O reconhecimento advindo por parte de um grupo tão significativo para a cultura da Baixada Fluminense, é sem dúvida um grande presente para nossa Instituição, que pretende continuar a desenvolver suas atividades em prol da cultura e da educação do Brasil, em especial nesta região.
Troféu
Certificado
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Curso de Pós Graduação em Arqueologia Brasileira - últimas noticias!
Início das aulas
No fim de semana dos dias 13 e 14 de agosto, com 28 alunos presentes teve início o curso de pós-graduação em Arqueologia Brasileira, realizado pelo IAB/UCP nas dependências do IAB sede em Belford Roxo - RJ com o tema - “O Planejamento da Pesquisa em Programas de Arqueologia”.
Desta primeira turma estão participando alunos de várias cidades do Rio de Janeiro e também de outros Estados brasileiros tais como: Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e do Distrito Federal.
Neste sentido, esta é uma excelente oportunidade para que a troca intelectual e de experiências na área de arqueologia, possa se dar a conhecer em relação a outras partes do Brasil.
O grupo composto por pessoas com formações profissionais diversificadas participou ativamente dos dois dias dedicados a primeira parte do módulo de Planejamento. Este tratou de temas conceituais e de introdução a arqueologia; a metodologia da pesquisa científica, e o tratamento dado a parte comercial – tanto na perspectiva acadêmica quanto na da arqueologia de contrato - abordando o planejamento de custos de uma pesquisa, tema considerado essencial para quem quer realmente se profissionalizar nesta área.
Mesmo sendo concomitante com a data comemorativa do dia dos pais a participação neste primeiro momento foi maciça, revelando o interesse de todos, que se deslocaram de tão longe com a finalidade de aprender mais um pouco sobre esta atividade e ainda dividir seus conhecimentos.
Os horários de almoço e de jantar foram especiais para a confraternização e troca de experiências. E quem mais aproveitou foram aqueles que ficaram hospedados na “Casa do Arqueólogo”. Afinal sempre existe aquela curiosidade sobre outras regiões.
Os professores deste módulo foram: Dr. Ondemar Dias, Msc. Marcos Paulo e Dr. Jorge Campana.
Para o próximo módulo já temos confirmada a presença da Dra. Rosana Najjar para ministrar as disciplinas de Legislação e Patrimônio Histórico entre outros.
A coordenação do curso agradece a participação de todos, tanto aos alunos e professores quanto a equipe de apoio que se empenhou para que tudo desse certo neste momento. Aguardamos a todos nos próximos encontros.
Até breve.
Aula de Metodologia da pesquisa cientifica com o Professor Marcos Paulo
Alunos na aula de metodologia da pesquisa em arqueologia com Ondemar Dias
Pausa para o café
Professor Ondemar Dias discorre sobre a importância da etapa de Planejamento na pesquisa arqueológica.
Alunos na aula de Planejamento da pesquisa arqueológica
Professor Jorge Campana na aula de Planejamento orçamentário
Alunos na aula de Planejamento orçamentário
Professor Ondemar Dias e alunos na aula de etapas do planejamento da pesquisa arqueológica
Área verde da Casa do Arqueólogo – alojamentos dos alunos
Casa do arqueólogo - alojamento dos alunos
Valeu Pessoal!
Próximo encontro 17 e 18 de setembro de 2011
Até lá!
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Curso de Pós Graduação em Arqueologia Brasileira - Aula inaugural
No último sábado dia 23 de julho a coordenação do curso de pós graduação em Arqueologia Brasileira, que esta sendo realizado pelo IAB/UCP reuniu os participantes para a aula inaugural. Nesta oportunidade, profissionais de várias áreas de estudo, oriundos de diversas localidades, inclusive de outros estados, se conheceram participando de um café e almoço de confraternização. Neste mesmo dia foram informados sobre o cronograma do curso, visitaram as instalações do instituto, as salas de aula e os laboratórios onde o curso será ministrado nos próximos 15 meses, e ainda assistiram a uma palestra de abertura ministrada pelo Dr. Ondemar Dias, Presidente do IAB e Coordenador Científico do Curso sobre a arqueologia brasileira.
Foi notório o interesse de todos os participantes, que se mostraram ansiosos para o início dessa jornada arqueológica.
As aulas começam formalmente em agosto. Nos dias 13 e 14 terá início o primeiro módulo denominado - Planejamento da Pesquisa Arqueológica- e será um dos seis que completarão o curso que tem previsão para conclusão em novembro de 2012.
Café da manhã nas dependências da cantina do IAB
Dinâmica de auto apresentação dos participantes
Apresentação do cronograma e plano de trabalho
Almoço de confraternização
Visita ao laboratório central
Palestra sobre Arqueologia Brasileira ministrada por Ondemar Dias
domingo, 17 de julho de 2011
PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA BRASILEIRA – ÚLTIMAS NOTíCIAS!
O Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) comunica que, com 33 alunos inscritos, dará inicio ao Curso de Pós Graduação em Arqueologia Brasileira a ser ministrado na Sede do IAB em Belford Roxo – RJ conforme previsto no edital.
A aula inaugural acontecerá no dia 23 de julho de 2011 e será ministrada pelo Professor Doutor Ondemar Ferreira Dias Junior com o tema:
“IAB 50 anos de Arqueologia Brasileira: Tendências e Resiliências”
A abertura será comemorada com um almoço de confraternização!
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Noticias do curso de pós graduação
A partir de segunda feira dia 13 de junho os alunos inscritos receberão noticias diretas em seus e-mail ou por telefone. O contato será efetuado pelo Professor Marcos Paulo.
Atenciosamente
jandira Neto
IAB Cursos.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Noticias: Curso de Extensão Arqueologia no Meio ambiente do IAB- Como aconteceu!
Quem esteve no último sábado dia 14 de maio no IAB participou do curso de Extensão Arqueologia no meio Ambiente - Reconhecendo Vestígios.
Contamos com a presença 25 alunos entre profissionais e estudantes de várias áreas de conhecimento que tomaram parte de ampla programação sobre o tema.
Como Aquecimento Inespecífico, utilizamos à dinâmica “Café pra Dois”. Nesta, tão logo a inscrição se confirmava o participante era incluído numa rede de convivência onde já existia grande entrosamento do grupo, estimulando assim sua participação ativa.
Participantes confirmam inscrições
O Aquecimento Especifico, ficou por conta da visita a exposição IAB 50 anos de descobertas. Nela, os participantes já podiam “se aquecer para o tema do curso” através da leitura de textos e da visualização de artefatos pré-históricos e históricos especialmente selecionados entre tantos do acervo.
Participantes visitam a exposição- “ IAB 50 anos de descobertas”
Visita ao prédio de guarda do acervo de material cerâmico
Dali o grupo seguiu em caminhada para as outras instalações do IAB onde se prepararam para começar a observar desde já os vestígios de sítios no meio ambiente (já que o local onde se encontram as instalações do IAB se assentam sobre terrenos de antigos sítios arqueológicos uma aldeia Tupi e o do Engenho do Calundu) mesmo antes das palestras teóricas sobre o assunto.
Visita ao laboratório
No caminho passaram pelos alojamentos da “Casa do Arqueólogo”, pelo prédio de guarda da bioarqueologia pelo Laboratório Central e pelo prédio do material cerâmico.
Palestra do Professor Ondemar Dias
Bem motivados chegaram finalmente a “sala de aula” que fica em uma das alas do prédio de material lítico, e iniciaram o aprendizado fundamental com a palestra “Afinal, o que é arqueologia?” ministrada pelo Professor Ondemar Dias, que tinha por objetivo nivelar o conhecimento do tema a todos os participantes.
Palestra com Dra. Jandira Neto
Na seqüência Jandira Neto leu e discutiu com o grupo a legislação que trata da inserção da arqueologia nos procedimentos das Licenças Ambientais, suscitando ampla contenda entre os presentes, já que entre estes havia desde representantes do empreendedor e arqueólogos até estudante morador da localidade impactada. Foi no mínimo esclarecedor!
Palestra sobre sítios arqueológicos e seus indicadores
O treinamento “ Reconhecendo Vestígios” foi realizado em três etapas. A primeira com palestra e vídeo sobre os prováveis indicadores de sítios arqueológicos “in situ”, divididos em abióticos e bióticos os quais são passiveis de serem encontrados no meio ambiente de modo visível.
Oficina Peneira de Ciências no laboratório
... e culturais. Nesta segunda etapa a aula foi praticada através da oficina “Peneira de Ciências” onde todos tiveram a oportunidade de manusear para aprender a reconhecer vestígios e artefatos arqueológicos deixados pelo homem no meio ambiente.
A terceira etapa do treinamento aconteceu ” no campo de ação” para onde o grupo foi levado a observar vestígios “in loco” em visita técnica a sítios arqueológicos da região.
Visita ao sitio arqueológico Engenho do Calundu, visualização de estrutura da fundação.
Visita ao sitio engenho do calundu, visualização de fragmentos arqueológicos.
Visualização da área do Sambaqui da Marquesa
Aprenderam a observar a paisagem de entorno de cada sítio.
Visita ao Sambaqui do São Bento
Neste ponto conheceram desde sítios pré-históricos (sambaquis), quanto históricos (vestígios de engenhos e casarões coloniais).
Visita ao CRPH
Visitaram o CRPH – Centro de referência Patrimonial e Histórico do município e Duque de Caxias, localizado no bairro São Bento e conheceram sua historia pela voz de sua coordenadora a professora Marlucia Souza.
Professora Marlucia Marlucia Souza do CRPH recebe os participantes do curso
Tiveram a sorte de ainda poder ver “de pé” os monumentos que compõem o complexo da antiga Fazenda dos beneditinos em Duque de Caxias na Baixada Fluminense.
Visita a antiga sede da Fazenda São Bento
O encerramento aconteceu na porta da antiga capela ( que estava funcionando naquele dia!) da sede da fazenda São Bento. Foram feitos muitos comentários dobre o aprendido e enceramos rezndo um pai nosso na porta de uma capelinha de 300 anos ás 18:00 horas.Só faltou o badalar de um sino!
Participantes fazem o Compartilhamento e rezam antes de ir para suas casas
A equipe do IAB agradece a participação de todos, e deseja que este curso tenha atendido as expectativas e colaborado para ampliar o conhecimento sobre o tema. Que todos tenham sucesso em suas atividades profissionais.
OBSERVAÇÃO – Os melhores textos sobre o curso (relatórios de avaliação) produzidos pelo grupo poderão ser publicados aqui no BLOG.