quarta-feira, 18 de maio de 2011

Noticias: Curso de Extensão Arqueologia no Meio ambiente do IAB- Como aconteceu!

 

Quem esteve no último sábado dia 14 de maio no IAB participou do curso de Extensão Arqueologia no meio Ambiente - Reconhecendo Vestígios.

Contamos com a presença 25 alunos entre profissionais e estudantes de várias áreas de conhecimento que tomaram parte de ampla programação sobre o tema.

Como Aquecimento Inespecífico, utilizamos à dinâmica “Café pra Dois”. Nesta, tão logo a inscrição se confirmava o participante era incluído numa rede de convivência onde já existia grande entrosamento do grupo, estimulando assim sua participação ativa.

clip_image002

Participantes confirmam inscrições

O Aquecimento Especifico, ficou por conta da visita a exposição IAB 50 anos de descobertas. Nela, os participantes já podiam “se aquecer para o tema do curso” através da leitura de textos e da visualização de artefatos pré-históricos e históricos especialmente selecionados entre tantos do acervo.

clip_image004

Participantes visitam a exposição- “ IAB 50 anos de descobertas”

clip_image006

clip_image008

Visita ao prédio de guarda do acervo de material  cerâmico

Dali o grupo seguiu em caminhada para as outras instalações do IAB onde se prepararam para começar a observar desde já os vestígios de sítios no meio ambiente (já que o local onde se encontram as instalações do IAB se assentam sobre terrenos de antigos sítios arqueológicos uma aldeia Tupi e o do Engenho do Calundu) mesmo antes das palestras teóricas sobre o assunto.

clip_image010

Visita ao laboratório

No caminho passaram pelos alojamentos da “Casa do Arqueólogo”, pelo prédio de guarda da bioarqueologia pelo Laboratório Central e pelo prédio do material cerâmico.

clip_image012

Palestra do Professor Ondemar Dias

Bem motivados chegaram finalmente a “sala de aula” que fica em uma das alas do prédio de material lítico, e iniciaram o aprendizado fundamental com a palestra “Afinal, o que é arqueologia?” ministrada pelo Professor Ondemar Dias, que tinha por objetivo nivelar o conhecimento do tema a todos os participantes.

clip_image014

Palestra com Dra. Jandira Neto

Na seqüência Jandira Neto leu e discutiu com o grupo a legislação que trata da inserção da arqueologia nos procedimentos das Licenças Ambientais, suscitando ampla contenda entre os presentes, já que entre estes havia desde representantes do empreendedor e arqueólogos até estudante morador da localidade impactada. Foi no mínimo esclarecedor!

clip_image016

Palestra sobre sítios arqueológicos e seus indicadores

O treinamento “ Reconhecendo Vestígios” foi realizado em três etapas. A primeira com palestra e vídeo sobre os prováveis indicadores de sítios arqueológicos “in situ”, divididos em abióticos e bióticos os quais são passiveis de serem encontrados no meio ambiente de modo visível.

clip_image018

Oficina Peneira de Ciências no laboratório

... e culturais. Nesta segunda etapa a aula foi praticada através da oficina “Peneira de Ciências” onde todos tiveram a oportunidade de manusear para aprender a reconhecer vestígios e artefatos arqueológicos deixados pelo homem no meio ambiente.

clip_image020

A terceira etapa do treinamento aconteceu no campo de ação para onde o grupo foi levado a observar vestígios “in loco” em visita técnica a sítios arqueológicos da região.

clip_image022

Visita ao sitio arqueológico Engenho do Calundu, visualização de estrutura da fundação.

clip_image024

Visita ao sitio engenho do calundu, visualização de fragmentos arqueológicos.

clip_image026Visualização da área do Sambaqui da Marquesa

Aprenderam a observar a paisagem de entorno de cada sítio.

clip_image028

Visita ao Sambaqui do São Bento

Neste ponto conheceram desde sítios pré-históricos (sambaquis), quanto históricos (vestígios de engenhos e casarões coloniais).

clip_image030

Visita ao CRPH

Visitaram o CRPH – Centro de referência Patrimonial e Histórico do município e Duque de Caxias, localizado no bairro São Bento e conheceram sua historia pela voz de sua coordenadora a professora Marlucia Souza. 

clip_image032

Professora Marlucia  Marlucia Souza do CRPH recebe os participantes do curso

clip_image034

Tiveram a sorte de ainda poder ver “de pé” os monumentos que compõem o complexo da antiga Fazenda dos beneditinos em Duque de Caxias na Baixada Fluminense.

clip_image036

Visita a antiga sede da Fazenda São Bento

O encerramento aconteceu na porta da antiga capela ( que estava funcionando naquele dia!) da sede da fazenda São Bento. Foram feitos muitos comentários dobre o aprendido e enceramos rezndo um pai nosso na porta de uma capelinha de 300 anos ás 18:00 horas.Só faltou o badalar de um sino!

clip_image038

clip_image040

Participantes fazem o Compartilhamento e rezam antes de ir para suas casas

A equipe do IAB agradece a participação de todos, e deseja que este curso tenha atendido as expectativas e colaborado para ampliar o conhecimento sobre o tema. Que todos tenham sucesso em suas atividades profissionais.

OBSERVAÇÃO – Os melhores textos sobre o curso (relatórios de avaliação) produzidos pelo grupo poderão ser publicados aqui no BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário