sexta-feira, 10 de maio de 2013

O IAB COMEMORA SEUS 52 ANOS EM GRANDE ESTILO


Uma festa para guardar na memória e também compartilhar! Em comemoração ao seu 52º aniversário, o Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) promoveu uma festa de dois dias em sua sede própria, localizada na cidade de Belford Roxo (RJ).
            
O aniversario foi no dia 29 de abril, mas as festividades foram realizadas nos dias 03 e 04 de maio de 2013. No dia 03 de maio, com a recepção de pessoas da comunidade e alunos da rede de ensino pública e particular do entorno da instituição, a festa começou as 9: 00 da manhã. 


Maria Soledade ( a Soly) recepcionou os convidados

 Jandira Neto recepcionando alunos da creche /escola Franco da Rocha


Alegres convidados assinam livro de presença na recepção



 Ações socioeducativas de Educação Patrimonial foram especialmente desenvolvidas para dar atendimento ao público convidado.

Pra começar um bom Aquecimento Inespecífico para despertar o interesse da “turminha”.

 Jandira Neto comandou o aquecimento dos grupos que chegavam.


 Como Aquecimento Especifico uma bela Exposição Fotográfica cumpriu o seu papel dando o “tom da festa”. Pois mostrava belíssimas fotos de variados projetos realizados pelo IAB ao longo dos últimos oito anos de pesquisas.


 Professor Gênesis Torres comandou esta oficina, explicando os “banners” aos alunos.




 A  Oficina do “Mini-Sítio” foi sucesso total entre os “pequenos” pesquisadores. Puderam “escavar coisas” colocando literalmente a “mão na massa” à procura dos  objetos enterrados anteriormente pela equipe. Detalhe! Ainda tinha que “explicar o que tinham encontrado”!


 William Cruz explicando as tarefas do Mini-Sítio aos alunos


 Pesquisador Curumim André Kepler auxiliando os  pequenos pesquisadores”


 Alunos se divertem “escavando” o Mini-Sítio.

 Oficina “Contação de Histórias” - aqui as crianças adoraram ouvir aquelas histórias que fazem tanto sucesso no “mundo” infantil;

Antonia Neto contando histórias para os alunos

 Muito... muito gostoso...

 A Oficina “Evolução Genética e Cultural do Homem Brasileiro”, no sítio escola do IAB já é esperada e aplaudida. Nela as pessoas puderam visualizar, hipoteticamente, uma escavação arqueológica de acordo com sua estratigrafia e perceber a evolução genética e cultural dos nosso povo.


 Cíntia Ray explicando a oficina a garotada e seus professores







Oficina de “Pinturas Corporais” – Essa é para quem gosta de festa! Os “caras pintadas” com seus rostos pintados a moda indígena e enfeitados de cocar, foram o sucesso do dia.



Alanderson de Jesus com a “galerinha  de colo”  na Oficina Pinturas Corporais


Até o Tião (nosso Mestre de obras) ajudou a pintar nossas crianças.



 Alanderson de Jesus também...

Oficina de Vídeo-  Dois vídeos fizeram o “cineminha” lotar. A Criança da Floresta e fazendo Pintura Rupestre.  Nestas, todos tiveram belos momentos de aprendizagem interativa, assistindo a estes filmes educativos especialmente escolhidos para o dia.





Rodrigo Rubens comandou a  turma  durante exibição de filme na sala de vídeo


A sala cheia e todos  prestando muita  atenção ao filme “A criança da floresta”



Muita atenção , mesmo....


Oficina “o Sítio de Verdade” ou o Sítio Jatobá - Nesta oficina, o visitante pode  visualizar uma escavação arqueológica feita pelos alunos do curso de pós-graduação em arqueologia (1ª turma) em um dos terrenos do IAB, e debateram com o monitor o “modo de fazer” da arqueologia, podendo até mesmo  verificar as ferramentas que são utilizadas nas pesquisas.


Cíntia Ray e Antonio Carlos  explicaram o Sítio Jatobá 


O interesse foi grande....

Oficina “Peneiras de Ciências” – Nosso “carro chefe”  não poderia faltar na festa! Com a premissa fundamental do Psicodrama Pedagógico adotado em nossos processos de Educação Patrimonial, esta é a oficina onde o “sujeito” é levado ao contato direto com o objeto patrimonial, ou seja, a criança ou o adulto podem ver, tocar, sentir e até mesmo cheirar o “artefato arqueológico”, satisfazendo assim a sua curiosidade através de sues cinco sentidos! UAU! É o máximo mesmo...



Alunos aprendem tocando no material arqueológico



Cíntia Ray executa feliz esta oficina com os alunos


Marinuse Amaro consegue aqui tudo que um adulto pode desejar de uma criança: ATENÇÃO TOTAL!


Palestra sobre a História da Baixada, ministrada pelo Prof. Gênesis Torres, esta palestra trouxe aos interessados pela História da Baixada Fluminense bons momentos de troca e  bastante conhecimento;


Professor Gênesis Torres ministrando a palestra “A História da Baixada”


Convidados assistem também um  vídeo sobre a “A História da Baixada”

Exposição “IAB 52 Anos de Descobertas” – A estrela da festa como sempre foi a a “múmiazinha  Acauã”. Apesar (e talvez por isso) de seus 3.500 anos continua a encantar crianças, jovens e adultos. Faz parte de nossa exposição permanente.



Leandro Corrêa apresenta Acauã aos estudantes


Letícia Sampaio também...

MAS....

Oficina de Capoeira e Hip hop - uma parceria entre o IAB e a Secretaria de Cultura de Belford Roxo trouxe aos nossos convidados duas novas oficinas que também foram sucesso.Uma de Capoeira e outra de “hip happer”. 



Dida Nascimento , sub secretario de Cultura de Belford Roxo, joga capoeira com a meninada.


Jandira Neto, entusiasmada,  bate palmas... 


Oficineiros  ensinam o básico do “hip happer” aos nossos  visitantes 


Só alegria!  

Hora do lanche, que hora tão feliz! -  além de todo conhecimento adquirido, todos tiveram direito a lanche durante todo o dia.


Lanche para todos, crianças e adultos! 



Mais um ano, Mais um Aniversario! Como sempre tivemos ampla aceitação ao nosso convite e recebemos em “casa” mais de 800 pessoas  de nossa comunidade. Além, claro, da grande repercussão nas redes sociais, de onde vieram inúmeras felicitações, inclusive de pessoas de outros países. No Facebook, por exemplo, onde já ultrapassamos o número de 2.300 amigos, fomos muito lembrados. Obrigada a TODOS!

O DIA SEGUINTE!

No sábado 04 de maio de 2013 a festa aconteceu para todos os  funcionários e também  convidados. A instituição ofereceu a todos uma camisa comemorativa,  um “coffee break” e a publicação reeditada do primeiro Boletim Cientifico do IAB, que também comemorava  50 anos. 


Coffee Break

Pela manhã todos acompanharam a reinauguração da biblioteca do IAB. Sua parceira  com o IPHAB ampliou sobremaneira seu acervo. Durante a cerimônia de “fusão” das duas bibliotecas o Diretor Presidente do IAB, Prof. Ondemar Dias, e, o Diretor Sócio-Cultural do IAB e também Diretor do IPHAB, Gênesis Torres, trouxeram ao público presente um pouco da história de suas  instituições e explicaram o porquê e a importância destas virem a se “fundir” na MAIOR BIBLIOTECA da  Baixada Fluminense.



Diretor Presidente do IAB, Prof. Ondemar Dias

Diretor Sócio Cultural do IAB e Diretor do IPHAB, Gênesis Torres






Inauguração da nova Biblioteca


Convidados contemplam as instalações da nova biblioteca

No fechamento da manhã, o Prof. Ondemar Dias ministrou uma ótima palestra. Nela falou e mostrou,  todo o trabalho do IAB ao longo dos seus 52 anos de existência e os últimos projetos de arqueologia e educação patrimonial em andamento. Ao final da palestra foram autografados e entregues pelo próprio Prof. Ondemar Dias a reedição da primeira publicação científica do IAB que neste ano completa 50 anos.



Professor Ondemar Dias ministrando palestra





Professor Ondemar Dias autografando a reedição do primeiro boletim do IAB


A tarde, encerrando as festividades  com “chave de ouro” uma cerimônia emocionante marcou a entrega dos certificados aos alunos da primeira turma do curso de Pós-Graduação em Arqueologia. Realizado no Plenário da Câmara dos Vereadores de Belford Roxo, o evento contou com a participação especial da cantora lírica MaryJane  e do poeta João Prado.


Certificação da Primeira Turma do Curso de Pós-Graduação em Arqueologia do IAB


Frente alunos e ao fundo público prestigiando o evento


Apresentação da  cantora Mary Jane


E o poeta da “baixadaJoão Prado



E é neste ritmo intenso que nos preparamos para mais um ano de grandes atividades serem realizadas pelo Instituto de Arqueologia Brasileira, que já se prepara para os seus 53 anos de existência, agradecendo a todos pelo apoio, carinho e ajuda durante toda esta vida, mas esperando ainda contar com estes durante os longos anos que estão por vir. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário