Ação Sócio-educativa com trabalhadores da empreiteira
Na manhã deste sábado (29/01), antes de serem iníciadas as atividades de abertura de solo e de monitoramento arqueologico, funcionários da empresa ENGESET diretamente envolvidos no trabalho de participaram de uma ação de Educação Patrimonial no local onde será realizada a obra de construção de galeria subterrânea de interligação óptica da Algar Telecom.
Nesta ocasião assistiram a palestra interativa ministrada por especialistas do IAB com o tema “Arqueologia e Patrimônio Cultural” e participaram da oficina “Peneiras de Ciências”, onde puderam ver e tocar materiais arqueológicos do acervo IAB destinados para este fim.
Assim, tiveram oportunidade de observar detalhes do que poderiam vir a encontrar durante o trabalho já que toda a atividade de campo será monitorada por arqueólogos e técnicos que promoverão o resgate dos artefatos porventura encontrados.
Ao final desta ação os participantes receberam material informativo como: Folders e livretos com dados sobre o tema abordado e se mostraram bastante interessados no assunto.
Funcionários assistem à palestra e observam o material arqueológico resgatado em pesquisa anteriores.
O interesse dos trabalhadores pelas peças foi grande e todos receberam material informativo da equipe do IAB.
Ação Sócio-educativa – feita grande distribuição de prospectos sobre aqueologia para público circulante no centro da cidade.
A Educação Patrimonial de um Programa de de Arqueologia tem como objetivo principal levar o conhecimento sobre as decobertas deste à população.
A finalidade desta é sensibilizar pessoas para a valorização e preservação do Patrimônio Cultural acreditando na premissa de que é necessário “Conhecer para preservar”.
Nesta proposta do IAB a pesquisa arqueológica visa resgatar sistematicamente o nosso patrimônio cultural material, que se encontra nos mais variados locais e muitas vezes, sem que se possa imaginar, sob nossos pés.
Neste sentido, o centro do Rio de Janeiro é um imenso sítio arqueológico, pois com suas mudanças através dos séculos, fragmentos do passado ficaram soterrados sob nossos pés, portanto toda e qualquer obra com interferência no solo desta região deve ser acompanhada por profissionais de Arqueologia, conforme previsto em Lei Municipal do Decreto 22.873 / 2003.
Com um público alvo diferenciado, já que a obra se localiza numa área comercial, a equipe de Educação Patrimonial do IAB optou por promover uma ampla distribuição de prospectos com textos informativos sobre os sítios arqueológicos já pesquisados localizados no centro do Rio de Janeiro.
A este material estamos acrescentando diariamente informações complementares sobre o andamento da pesquisa aqui no blog.
Ao todo serão distribuídos 24 mil prospectos em pontos estratégicos como: Central do Brasil, Estações do Metrô Carioca e Uruguaiana, Centros Culturais.
Na segunda e terça feiras foram distribuídos 12 mil unidades na Central do Brasil e na estação Metrô Carioca. Várias pessoas já acessaram o blog em menos de 24 horas, o que deve ser considerado um sucesso pela nossa equipe.
Equipe de Educação Patrimonial distribui folders informativos sobre arqueologia na Central do Brasil.
Abaixo, di
Distribuição de folders na estação Carioca do Metrô Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário