sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Resgate arqueológico em obra da Algar Telecom no Centro do Rio de Janeiro

 

Resgate arqueológico em obra da Algar Telecom

A equipe de monitoramento e resgate arqueológico do IAB acompanhou as obras de escavação para construção de galeria de fibra óptica na Rua Primeiro de Março neste mês no período da noite e nos finais de semana durante o dia.

Quando da abertura da tricheira para colocação do cabo óptico pelas equipes da construtora Engeset, a equipe de arqueologia resgatou fragmentos da cultura material evidenciados tais como: conchas (material malacológico);  cerâmicos (sendo estes representados por bordas de potes e de cacos de telhas do período colonial). Também encontrou restos de  trilhos de ferro dos antigos bondes que circulavam pelo Carceller (antigo ponto de encontro da cidade) , e  coletou exemplares de dormentes soltos da mesma época. Já que a maior parte das atividades foram executadas a noite, um trabalho minucioso teve que ser feito sob a iluminação de lanternas  para que nenhum vestígio ficasse perdido, toda a terra revolvida foi peneirada. As escavações foram realizadas com profundidades variando entre 40 a 60 cm.

A maior parte dos materiais coletados foram localizados nos cortes abertos na área das calçadas onde caixas foram construidas para a  inspeção de cabos no futuro.  O trabalho contou com a permanente ajuda da equipe da Engeset (empresa contratada para a obra) na vigilância permanente destes para que nenhum  vestígio arqueológico se perdesse.

Apesar da grande intervenção na área com diversas obras de implantação de galerias de esgoto, telefonia, gás, dutos de eletricidade e águas pluviais, ainda foi possível resgatar estes vestígios arqueológicos que se encontravam  misturados com grande quantidade de entulho recente.

clip_image002 

 

 

 

 

 

 

 

 

Área da pesquisa na Rua Primeiro de Março

clip_image006

clip_image004Pesquisadores acompanham o trabalho da equipe de instalação.      

                                                                      clip_image008      clip_image010                                                          Trilhos sob o asfalto da rua Primeiro de Março evidenciados a 20 cm de profundidade.

 clip_image014clip_image012                                                                                                                                  

Alguns dos materiais resgatados na área das calçadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário